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dc.creatorMachado Junior, Juscelino Humberto Cunha-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:22Z-
dc.date.available2012-03-09-
dc.date.available2016-06-22T18:31:22Z-
dc.date.issued2010-08-22-
dc.identifier.citationMACHADO JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha. A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region. 2010. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289-
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to research, document and analyse the production of glass mosaic panels by Geraldo Queiroz an artist from Uberlandia. The study aims to contribute towards filling a gap in this academic field, which historically lacks analysis and documentation of artistic production outside major cities and capitals. It also highlights discussion about the synthesis of art and modernist ideals not only nationwide but also internationally in the second post-war period. The study is also noteworthy due to the shortage of literary references about mosaic art in Brazil despite its importance in the Modern movement. Geraldo Queiroz created several panels that complemented the architecture of a modernist character widespread in the Triangulo Mineiro region in the 1950s. His work was influenced mainly by the activity of architect João Jorge Coury, with whom he worked on many projects. Working within a creative framework shaped by tradition, the artist's work is summarised by glass mosaic panels, with densely figurative compositions, much admired for their ornamental character.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtistas brasileirospor
dc.subjectMosaicospor
dc.subjectQueiroz, Geraldo Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectMural na modernidadepor
dc.subjectGeraldo Queirozpor
dc.subjectMosaicopor
dc.subjectPanels in modernityeng
dc.titleA poética do vernáculo: os painéis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiropor
dc.title.alternativeA study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro regioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796553U4por
dc.contributor.referee1Vale, Marília Maria Brasileiro Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788530H4por
dc.contributor.referee2Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761973Z7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243874Y9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, a documentação e a análise da produção de painéis em pastilhas de vidro do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacuna não preenchida, no campo acadêmico, que é a análise e a documentação historiográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros ou capitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury, com o qual manteve parceria em muitos projetos. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07-
dc.orcid.putcode81760186-
dc.crossref.doibatchid9edc0c10-e210-490e-85c7-735c1a16f484-
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