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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Literatura, resistência, memória: a atuação do grupo de teatro do SESC Uberlândia (1968-1974)
Autor: Lima, Maria Inez Galvão
Primer orientador: Araújo, Joana Luiza Muylaert de
Primer miembro de la banca: Souza, Jusamara Vieira
Segundo miembro de la banca: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
Resumen: A presente pesquisa pretende construir uma narrativa que reatualize o momento cultural e histórico vivenciado pelo Grupo de Teatro do SESC-Uberlândia (GTS), pois, conforme inferência em testemunhos, este grupo transformou-se, durante o regime ditatorial no Brasil, em um movimento de resistência poético-cultural desta cidade, no período de 1968 a 1974. Assim, percebe-se a importância de apreender o lugar desse movimento artístico-cultural como um lugar de memória na história da cultura de Uberlândia, identificando outra forma de olhar as questões políticas e culturais que ocorriam em nosso país. Em uma proposta lítero-musical, o GTS levou em cena a voz de grandes poetas brasileiros. Unindo texto e música, montou espetáculos com seus próprios poemas e de outros poetas que, naquele momento, permaneciam emudecidos pela realidade vivenciada. O Grupo construiu e encenou discursos repletos de poesias e intencionalidade. Em um exercício polifônico e interativo, encenou Zumbi, uma das grandes obras da dramaturgia da década de sessenta. Declamou líricos como Vinícius de Morais, Lindolf Bell, Thiago de Mello, cantou Chico Buarque, Edu Lobo, Sidney Miller, entre tantos outros, e prestou uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade, o poeta maior, cantando e declamando sua vida através de sua obra. Por essa trajetória literária justifica-se, nesse trabalho, recolher, organizar essa produção do GTS como fonte de memória para futuros pesquisadores sobre a literatura dos anos 60/70 e a história do teatro em Uberlândia.
Abstract: This research intends to build a narrative that updates the cultural and historical moment experienced by the SESC Theater Group (STG) of Uberlândia. As inferred from testimonials, this group turned into a poetic and cultural resistance movement during Brazil s dictatorial period in this city, from 1968 to 1974. Therefore, the importance of capturing the location of this cultural-artistic movement as a place of memory in the history of Uberlandia, identifying a different outlook on political and cultural matters that were happening in our country at the time. With a literary-musical proposal the STG took to the stage the voice of great Brazilian poets. Bringing text and music together, they created shows with their own texts and those of other poets, which, at that moment, remained silent by the reality in which they found themselves. The Group built and re-enacted speeches filled with poetry and intentionality. In a polyphonic and interactive exercise, they played Zumbi, one of the great works in the dramatic arts of the 1960s. The group recited lyrics by Vinícius de Morais, Lindolf Bell, Thiago de Mello, sang Chico Buarque, Edu Lobo, Sidney Miller among many others, and paid homage to Carlos Drummond de Andrade, the greater poet, singing and reciting his life through his works. For this literary journey it is justified, in this work, to collect and organize the production of the STG as a source of memory for future researchers on the literature of the 1960/70 and the history of theater in Uberlândia.
Palabras clave: Literatura
Teatro
Memória
Grupo de teatro do SESC
Literature
Theater
Memory
SESC theater group
Literatura - História e crítica
Teatro - Uberlândia (MG) - História
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: LIMA, Maria Inez Galvão. Literatura, resistência, memória: a atuação do grupo de teatro do SESC Uberlândia (1968-1974). 2014. 234 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.448
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.448
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11887
Fecha de defensa: 29-ago-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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