Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50237
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3889-4659
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Modelagem geográfica como estratégia metodológica no ensino da Geografia: uma experiência com maquetes no ensino fundamental
Author: Silva, Vagner Paulino da
First Advisor: Dias, Liz Cristiane
First member of the Committee: Duarte, Tiaraju Salini
Second member of the Committee: Santos, Carolina Borba dos
Summary: Este trabalho analisa as contribuições da modelagem geográfica, desenvolvida por meio da construção coletiva de maquetes, como estratégia metodológica no ensino de Geografia. A investigação foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Geografia em uma Escola Estadual de Capinópolis, com uma proposta voltada à compreensão das relações entre os espaços urbano e rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apresentada na forma de relato de experiência e fundamentada em observações e registros produzidos durante o planejamento, a execução e a socialização da atividade. A análise indica que a elaboração das maquetes favoreceu a representação tridimensional do espaço, a articulação entre elementos naturais e sociais e a compreensão da interdependência entre campo e cidade. Também foram observados maior participação dos estudantes, trabalho colaborativo, autonomia nas decisões e mobilização do raciocínio espacial. Conclui-se que a maquete, quando integrada a uma proposta de modelagem geográfica com intencionalidade pedagógica, ultrapassa a função de recurso manual e se constitui em estratégia ativa de investigação, representação e interpretação do espaço geográfico.
Keywords: Ensino de Geografia
Modelagem geográfica
Maquetes
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Geography teaching
Geographic modeling
Scale models
Active methodologies
Meaningful learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Vagner Paulino da. Modelagem geográfica como estratégia metodológica no ensino da Geografia: uma experiência com maquetes no ensino fundamental. 2026. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50237
Date of defense: 5-Aug-2026
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemGeográficaEstratégia.pdf668.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons