Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49855
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jogos e brincadeiras na educação física escolar: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Martins, Hylson Alves
Primeiro orientador: Amaral, Gislene Alves do
Primeiro membro da banca: Nicolino, Aline da Silva
Segundo membro da banca: Teodoro, Bruno Gonzaga
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, as abordagens sobre os jogos e brincadeiras na Educação Física escolar, a partir de estudos publicados em artigos e em teses e dissertações. A pesquisa foi realizada em bases como SciELO, RENEF, Motrivivência e BDTD, a partir das palavras-chave “jogos e brincadeiras” e “Educação Física escolar”. Do total de 51 artigos e 31 dissertações encontrados, foram selecionados 6 artigos e 3 dissertações que se mostraram pertinentes ao tema. A partir da análise, indicamos três eixos temáticos centrais: (i) o papel da ludicidade na Educação Física escolar, (ii) a importância dos jogos e brincadeiras na formação integral dos alunos e (iii) a contraposição frente às práticas esportivizadas. Os estudos apontam que os jogos e brincadeiras, quando aplicados de forma planejada, favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, além de promover o protagonismo estudantil e a valorização cultural. Ademais, contribuem para tornar as aulas mais motivadoras, inclusivas e significativas, contrapondo-se ao ensino tradicional centrado apenas na técnica esportiva. Em contrapartida, foram identificados obstáculos como escassez de recursos, infraestrutura inadequada e carência de formação docente, que limitam a inserção dessas práticas no cotidiano escolar. Conclui-se que os jogos e brincadeiras representam ferramentas pedagógicas fundamentais, capazes de ressignificar a Educação Física escolar, mas sua efetiva consolidação requer maior valorização no currículo e investimentos na formação profissional.
Palavras-chave: Educação Física escolar
ludicidade
jogos
brincadeiras
revisão bibliográfica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Hylson Alves. Jogos e brincadeiras na Educação Física escolar: uma revisão bibliográfica. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49855
Data de defesa: 25-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosBrincadeirasEducação.pdfTCC440.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.