Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49640
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5508-6884
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aderência às carteiras recomendadas no mercado financeiro: um estudo de caso sob a perspectiva da gestão da qualidade
Autor: Cacere, Lorena Pinheiro Coelho
Primer orientador: Penteado, Ricardo Batista
Primer miembro de la banca: Almeida, Luis Fernando Magnanini de
Segundo miembro de la banca: Miranda, Mara Rúbia da Silva
Resumen: A análise da aderência entre carteiras recomendadas e alocações efetivamente realizadas se tornou um tema cada vez mais relevante no mercado financeiro, uma vez que impacta diretamente a qualidade da gestão de investimentos e a conformidade com o perfil do investidor. Diante disso, o presente trabalho foi desenvolvido em uma instituição do setor financeiro, por meio de um estudo de caso, com o objetivo de analisar a aderência das alocações realizadas nas carteiras de investimento dos clientes em relação às carteiras recomendadas, considerando o perfil de investidor previamente declarado na plataforma. Para a condução do estudo, foram utilizados conceitos e ferramentas da gestão da qualidade, com foco na identificação de desvios entre a carteira sugerida e a carteira efetivamente alocada. A pesquisa se baseou na análise de dados históricos e internos, bem como em entrevistas com grupos de colaboradores e observações relacionadas ao comportamento dos clientes. Entre os principais resultados, identificaram-se inconsistências na aderência às carteiras recomendadas, evidenciando oportunidades de melhoria nos processos de alocação e no controle da conformidade com o suitability, contribuindo para o aprimoramento da qualidade na gestão de investimentos.
Palabras clave: Suitability
Perfil de investidor
Gestão da qualidade
Classe de ativos
Aderência as carteiras
Mercado financeiro
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CACERE, Lorena Pinheiro Coelho. Aderência às carteiras recomendadas no mercado financeiro: um estudo de caso sob a perspectiva da gestão da qualidade. 2026. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49640
Fecha de defensa: 5-mar-2026
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AderênciaCarteirasRecomendadas.pdfTCC725.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons