Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48510
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A prova dos noves ou noves fora
Título (s) alternativo (s): The test of nines or nines out
Autor: Jesús, Silvia Aparecida de
Primer orientador: Barbosa, Alisson Rafael Aguiar
Primer miembro de la banca: Monte , Moises Rodrigues Cirilo do
Segundo miembro de la banca: Vieira , Marcelo Gonçalves Oliveira
Resumen: A prova dos nove é uma técnica de verificação das quatro operações aritméticas. Foi um procedimento amplamente ensinado e valorizado nas escolas e famílias até o início do século atual. Conhecida também como "regra dos noves fora", era uma ferramenta essencial para validar os resultados das quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sua popularidade cresceu em uma época em que o acesso a calculadoras era limitado, tornando-se uma habilidade da qual avós e comerciantes se orgulhavam de dominar. Embora tenha sido um conteúdo fundamental nos livros didáticos e no antigo ensino primário, a prática da prova dos nove caiu em desuso com a popularização das calculadoras. Este texto explora a sua relevância histórica, a forma como era abordada nos materiais didáticos e as razões para o seu declínio, mostrando como a evolução tecnológica impactou diretamente as práticas educacionais. No presente trabalho estuda-se a prova dos nove, abordando seu contexto histórico, sua fundamentação matemática, sua aplicação prática e sua relevância pedagógica. Mostramos a diferença entre a prova dos noves e a prova real e analisamos o método a luz da congruência módulo m.
Palabras clave: Prova dos nove
Nine-point test
Regra dos noves fora
Cálculos
Operações aritméticas
Adição
Subtração
Multiplicação e divisão
Livros didáticos
Calculadoras
Evolução tecnológica
Rule of nines out
Calculations
Arithmetic operations
Addition
Subtraction
Mtiplication and division
Textbooks
Calculators
Technological evolution
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: JESUS, Silvia Aparecida. A prova dos noves ou noves fora. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48510
Fecha de defensa: 19-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProvaNovesNoves.pdf2.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.