Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47854| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música independente: álbum “Windows 9: a versão não lançada” |
| Autor: | Azevedo, Gilberto Costa Silva |
| Primer orientador: | Lemos, Sabrina Maia |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Joao Carlos Riccó Plácido da |
| Segundo miembro de la banca: | Júnior, Abrão Osório |
| Resumen: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o papel do design gráfico na construção de identidades visuais e conceitos estéticos para a divulgação de produções musicais independentes. O estudo parte da observação da crescente valorização da linguagem visual como recurso fundamental para a consolidação de artistas no cenário digital, em especial nas redes sociais e plataformas de streaming. Nesse contexto, a estética de vídeo games foi utilizada como eixo norteador para a criação da identidade visual de um álbum independente, explorando suas possibilidades gráficas e narrativas como forma de ampliar a experiência artística do público. A pesquisa combina revisão bibliográfica sobre a relação entre design gráfico, música e cultura digital com uma prática projetual que resultou no desenvolvimento de um conjunto de materiais gráficos e audiovisuais.. Foram elaborados um Trailer, capa e visualizers, compondo uma identidade coesa que articula referências do universo dos jogos digitais — como interfaces, tipografias e ambientações visuais — à linguagem musical independente. Os resultados demonstram que a criação de um conceito estético integrado fortalece a recepção do álbum e amplia a comunicação do artista com seu público. A estética inspirada em jogos eletrônicos revelou-se uma estratégia eficaz para a construção de narrativas visuais contemporâneas, acessíveis e conectadas às práticas culturais digitais. Conclui-se que o design gráfico, quando pensado como agente criador de identidade e conceito, ultrapassa a função de suporte visual e se torna um elemento central no processo de inserção e valorização de produções independentes. Essa abordagem aponta para o potencial do design em articular arte, cultura pop e tecnologia na criação de experiências sensoriais inovadoras |
| Palabras clave: | Design gráfico Identidade visual Música independente Audiovisual |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | AZEVEDO, Gilberto Costa Silva. O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música independente: álbum “Windows 9: a versão não lançada". 2025, 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47854 |
| Fecha de defensa: | 23-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música.pdf | 69.86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
