Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47854| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música independente: álbum “Windows 9: a versão não lançada” |
| Author: | Azevedo, Gilberto Costa Silva |
| First Advisor: | Lemos, Sabrina Maia |
| First member of the Committee: | Silva, Joao Carlos Riccó Plácido da |
| Second member of the Committee: | Júnior, Abrão Osório |
| Summary: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o papel do design gráfico na construção de identidades visuais e conceitos estéticos para a divulgação de produções musicais independentes. O estudo parte da observação da crescente valorização da linguagem visual como recurso fundamental para a consolidação de artistas no cenário digital, em especial nas redes sociais e plataformas de streaming. Nesse contexto, a estética de vídeo games foi utilizada como eixo norteador para a criação da identidade visual de um álbum independente, explorando suas possibilidades gráficas e narrativas como forma de ampliar a experiência artística do público. A pesquisa combina revisão bibliográfica sobre a relação entre design gráfico, música e cultura digital com uma prática projetual que resultou no desenvolvimento de um conjunto de materiais gráficos e audiovisuais.. Foram elaborados um Trailer, capa e visualizers, compondo uma identidade coesa que articula referências do universo dos jogos digitais — como interfaces, tipografias e ambientações visuais — à linguagem musical independente. Os resultados demonstram que a criação de um conceito estético integrado fortalece a recepção do álbum e amplia a comunicação do artista com seu público. A estética inspirada em jogos eletrônicos revelou-se uma estratégia eficaz para a construção de narrativas visuais contemporâneas, acessíveis e conectadas às práticas culturais digitais. Conclui-se que o design gráfico, quando pensado como agente criador de identidade e conceito, ultrapassa a função de suporte visual e se torna um elemento central no processo de inserção e valorização de produções independentes. Essa abordagem aponta para o potencial do design em articular arte, cultura pop e tecnologia na criação de experiências sensoriais inovadoras |
| Keywords: | Design gráfico Identidade visual Música independente Audiovisual |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | AZEVEDO, Gilberto Costa Silva. O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música independente: álbum “Windows 9: a versão não lançada". 2025, 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47854 |
| Date of defense: | 23-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Design |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| O design gráfico aplicado à estética de vídeo games no mundo da música.pdf | 69.86 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
