Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47850| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Formação docente: a inserção do livro didático auxilia na prática pedagógica? |
| Alternate title (s): | Teacher training: does the inclusion of textbooks aid in pedagogical practice? |
| Author: | Garcia, Isabella Canedo Tavares |
| First Advisor: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
| First member of the Committee: | Amaral, Gislene Alves do |
| Second member of the Committee: | Teodoro, Bruno Gonzaga |
| Summary: | Esse trabalho tem como objetivo evidenciar como a literatura da área tem discutido o fazer docente e como a adoção de um livro didático para a educação física escolar auxilia no planejamento de ensino. Para consecução desse objetivo nós o desmembramos nos seguintes objetivos específicos: 1) identificar os textos que abordam o assunto em tela; 2) selecionar os textos que serão analisados; 3) organizar os textos para em seguida proceder à análise dos dados coletados. A investigação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando artigos publicados entre 2002 e 2023 em periódicos científicos da área. A partir da análise de oito textos selecionados, o estudo evidenciou que o debate sobre o livro didático na Educação Física não deve ser reduzido a uma dicotomia entre aceitação ou rejeição. A questão central é como transformá-lo em recurso que fortaleça a prática pedagógica sem comprometer a identidade profissional nem a autonomia docente. Sendo assim, os resultados apontaram que para isso, é imprescindível que professores/as sejam reconhecidos como intelectuais da prática e não apenas como aplicadores de materiais, de modo que possam exercer um protagonismo crítico frente às políticas educacionais e ao mercado editorial. Conclui-se que somente assim o livro didático poderá cumprir sua função de auxiliar a prática pedagógica, articulando teoria e prática, e contribuindo para uma educação mais democrática, crítica e comprometida com a realidade da escola pública brasileira. |
| Abstract: | This study aims to highlight how the literature in the field has discussed teaching practice and how the adoption of a textbook for school Physical Education supports instructional planning. To achieve this objective, we broke it down into the following specific objectives: 1) identify the texts that address the subject at hand; 2) select the texts that will be analyzed; 3) organize the texts and then proceed to analyze the collected data.The research was conducted through bibliographic research, with a qualitative and exploratory approach, using articles published between 2002 and 2023 in scientific journals in the field. Based on the analysis of eight selected texts, the study demonstrated that the debate on textbooks in Physical Education should not be reduced to a dichotomy between acceptance and rejection. The central question is how to transform them into a resource that strengthens pedagogical practice without compromising professional identity or teacher autonomy. Therefore, the results indicated that, to achieve this, it is essential that teachers be recognized as intellectuals of practice and not merely as implementers of materials, so that they can play a critical role in educational policies and the publishing market. It is concluded that only in this way can the textbook fulfill its function of assisting pedagogical practice, articulating theory and practice, and contributing to a more democratic, critical education that is committed to the reality of Brazilian public schools. |
| Keywords: | Identidade profissional Educação física escolar Autonomia docente |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | GARCIA, Isabella Canedo Tavares. Formação docente: a inserção do livro didático auxilia na prática pedagógica? 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47850 |
| Date of defense: | 30-Oct-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoDocenteInserção.pdf | 706.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
