Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Isabella Canedo Tavares-
dc.date.accessioned2025-12-12T21:32:00Z-
dc.date.available2025-12-12T21:32:00Z-
dc.date.issued2025-10-30-
dc.identifier.citationGARCIA, Isabella Canedo Tavares. Formação docente: a inserção do livro didático auxilia na prática pedagógica? 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47850-
dc.description.abstractThis study aims to highlight how the literature in the field has discussed teaching practice and how the adoption of a textbook for school Physical Education supports instructional planning. To achieve this objective, we broke it down into the following specific objectives: 1) identify the texts that address the subject at hand; 2) select the texts that will be analyzed; 3) organize the texts and then proceed to analyze the collected data.The research was conducted through bibliographic research, with a qualitative and exploratory approach, using articles published between 2002 and 2023 in scientific journals in the field. Based on the analysis of eight selected texts, the study demonstrated that the debate on textbooks in Physical Education should not be reduced to a dichotomy between acceptance and rejection. The central question is how to transform them into a resource that strengthens pedagogical practice without compromising professional identity or teacher autonomy. Therefore, the results indicated that, to achieve this, it is essential that teachers be recognized as intellectuals of practice and not merely as implementers of materials, so that they can play a critical role in educational policies and the publishing market. It is concluded that only in this way can the textbook fulfill its function of assisting pedagogical practice, articulating theory and practice, and contributing to a more democratic, critical education that is committed to the reality of Brazilian public schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.titleFormação docente: a inserção do livro didático auxilia na prática pedagógica?pt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: does the inclusion of textbooks aid in pedagogical practice?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Gislene Alves do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901901852545413pt_BR
dc.contributor.referee2Teodoro, Bruno Gonzaga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742489230149711pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo evidenciar como a literatura da área tem discutido o fazer docente e como a adoção de um livro didático para a educação física escolar auxilia no planejamento de ensino. Para consecução desse objetivo nós o desmembramos nos seguintes objetivos específicos: 1) identificar os textos que abordam o assunto em tela; 2) selecionar os textos que serão analisados; 3) organizar os textos para em seguida proceder à análise dos dados coletados. A investigação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando artigos publicados entre 2002 e 2023 em periódicos científicos da área. A partir da análise de oito textos selecionados, o estudo evidenciou que o debate sobre o livro didático na Educação Física não deve ser reduzido a uma dicotomia entre aceitação ou rejeição. A questão central é como transformá-lo em recurso que fortaleça a prática pedagógica sem comprometer a identidade profissional nem a autonomia docente. Sendo assim, os resultados apontaram que para isso, é imprescindível que professores/as sejam reconhecidos como intelectuais da prática e não apenas como aplicadores de materiais, de modo que possam exercer um protagonismo crítico frente às políticas educacionais e ao mercado editorial. Conclui-se que somente assim o livro didático poderá cumprir sua função de auxiliar a prática pedagógica, articulando teoria e prática, e contribuindo para uma educação mais democrática, crítica e comprometida com a realidade da escola pública brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoDocenteInserção.pdf706.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.