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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47827| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1231-5619 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Desenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgia |
| Autor(es): | Braulio, Laura Foroni |
| Primeiro orientador: | Naves, Eduardo Lázaro Martins |
| Primeiro membro da banca: | Tannús, Julia |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Danilo |
| Resumo: | A lombalgia é uma das principais causas de incapacidade funcional no mundo e frequentemente está associada à baixa adesão aos programas tradicionais de reabilitação. Nesse contexto, jogos sérios têm se destacado como estratégia complementar na fisioterapia por aliarem exercício terapêutico, motivação e feedback em tempo real. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo sério de baixo custo para apoio à reabilitação de lombalgia, baseado em exercícios de alongamento e interação por visão computacional. O sistema foi implementado no Unity e utiliza o MediaPipe para rastreamento corporal sem necessidade de sensores externos, operando apenas com a câmera do computador. O jogo apresenta narrativa lúdica com o tema viagens, progressão de cenários e integra mecanismos de gamificação. Foram implementados oito exercícios terapêuticos, dos quais quatro apresentaram rastreamento satisfatório e lógica funcional estável, enquanto outros quatro apresentaram limitações relacionadas a oclusões corporais e instabilidades nos landmarks das mãos. Apesar disso, o protótipo demonstrou viabilidade técnica, estabilidade operacional e potencial para engajar o usuário, contribuindo para o estímulo à prática de exercícios terapêuticos em ambiente domiciliar. Como trabalhos futuros, propõe-se aprimorar a lógica de detecção para contabilizar apenas membros relevantes ao movimento, reduzir erros de pontuação e realizar um estudo piloto com usuários reais para avaliação de usabilidade e impacto terapêutico. O sistema mostrou-se promissor como ferramenta complementar de telereabilitação e reabilitação personalizada para lombalgia. |
| Palavras-chave: | Lombalgia Low Back Pain Jogos Sérios Visão Computacional Gamificação Serious Game Gamification Computer Vision |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BRAULIO, Laura Foroni. Desenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgia. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47827 |
| Data de defesa: | 30-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Biomédica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DesenvolvimentoJogoSério.pdf | 16.77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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