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dc.creatorBraulio, Laura Foroni-
dc.date.accessioned2025-12-10T13:55:06Z-
dc.date.available2025-12-10T13:55:06Z-
dc.date.issued2025-10-30-
dc.identifier.citationBRAULIO, Laura Foroni. Desenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgia. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47827-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLombalgiapt_BR
dc.subjectLow Back Painpt_BR
dc.subjectJogos Sériospt_BR
dc.subjectVisão Computacionalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSerious Gamept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectComputer Visionpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Naves, Eduardo Lázaro Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450557733379720pt_BR
dc.contributor.referee1Tannús, Julia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193382203067650pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Danilo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0176798453354864pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA lombalgia é uma das principais causas de incapacidade funcional no mundo e frequentemente está associada à baixa adesão aos programas tradicionais de reabilitação. Nesse contexto, jogos sérios têm se destacado como estratégia complementar na fisioterapia por aliarem exercício terapêutico, motivação e feedback em tempo real. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo sério de baixo custo para apoio à reabilitação de lombalgia, baseado em exercícios de alongamento e interação por visão computacional. O sistema foi implementado no Unity e utiliza o MediaPipe para rastreamento corporal sem necessidade de sensores externos, operando apenas com a câmera do computador. O jogo apresenta narrativa lúdica com o tema viagens, progressão de cenários e integra mecanismos de gamificação. Foram implementados oito exercícios terapêuticos, dos quais quatro apresentaram rastreamento satisfatório e lógica funcional estável, enquanto outros quatro apresentaram limitações relacionadas a oclusões corporais e instabilidades nos landmarks das mãos. Apesar disso, o protótipo demonstrou viabilidade técnica, estabilidade operacional e potencial para engajar o usuário, contribuindo para o estímulo à prática de exercícios terapêuticos em ambiente domiciliar. Como trabalhos futuros, propõe-se aprimorar a lógica de detecção para contabilizar apenas membros relevantes ao movimento, reduzir erros de pontuação e realizar um estudo piloto com usuários reais para avaliação de usabilidade e impacto terapêutico. O sistema mostrou-se promissor como ferramenta complementar de telereabilitação e reabilitação personalizada para lombalgia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Biomédicapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.orcid.putcode199366592-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Biomédica

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