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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47827Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Braulio, Laura Foroni | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T13:55:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-10T13:55:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
| dc.identifier.citation | BRAULIO, Laura Foroni. Desenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgia. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47827 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lombalgia | pt_BR |
| dc.subject | Low Back Pain | pt_BR |
| dc.subject | Jogos Sérios | pt_BR |
| dc.subject | Visão Computacional | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| dc.subject | Serious Game | pt_BR |
| dc.subject | Gamification | pt_BR |
| dc.subject | Computer Vision | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento de um jogo sério baseado em inteligência artificial para tratamento da lombalgia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Naves, Eduardo Lázaro Martins | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5450557733379720 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Tannús, Julia | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1193382203067650 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rocha, Danilo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0176798453354864 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A lombalgia é uma das principais causas de incapacidade funcional no mundo e frequentemente está associada à baixa adesão aos programas tradicionais de reabilitação. Nesse contexto, jogos sérios têm se destacado como estratégia complementar na fisioterapia por aliarem exercício terapêutico, motivação e feedback em tempo real. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo sério de baixo custo para apoio à reabilitação de lombalgia, baseado em exercícios de alongamento e interação por visão computacional. O sistema foi implementado no Unity e utiliza o MediaPipe para rastreamento corporal sem necessidade de sensores externos, operando apenas com a câmera do computador. O jogo apresenta narrativa lúdica com o tema viagens, progressão de cenários e integra mecanismos de gamificação. Foram implementados oito exercícios terapêuticos, dos quais quatro apresentaram rastreamento satisfatório e lógica funcional estável, enquanto outros quatro apresentaram limitações relacionadas a oclusões corporais e instabilidades nos landmarks das mãos. Apesar disso, o protótipo demonstrou viabilidade técnica, estabilidade operacional e potencial para engajar o usuário, contribuindo para o estímulo à prática de exercícios terapêuticos em ambiente domiciliar. Como trabalhos futuros, propõe-se aprimorar a lógica de detecção para contabilizar apenas membros relevantes ao movimento, reduzir erros de pontuação e realizar um estudo piloto com usuários reais para avaliação de usabilidade e impacto terapêutico. O sistema mostrou-se promissor como ferramenta complementar de telereabilitação e reabilitação personalizada para lombalgia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia Biomédica | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 199366592 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Engenharia Biomédica | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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