Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47823| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7850-7113 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" como contribuição para o ensino de história no ensino médio |
| Alternate title (s): | The documentary “we who are here, wait for you” as a contribution to the teaching of history in high school |
| Author: | Antonelli, Adriano Giovanni |
| First Advisor: | Souza, Sauloéber Tarsio de |
| First member of the Committee: | Hecko, Leandro |
| Second member of the Committee: | Oliveira, Marcus Vinícius Furtado da Silva |
| Summary: | O presente trabalho propõe discutir a utilização de produções cinematográficas em sala de aula e as contribuições para o Ensino de História no Ensino Médio, nas escolas públicas em Itumbiara, Estado de Goiás a partir da projeção do documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999). O filme dirigido e roteirizado por Marcelo Masagão trata dos principais eventos do século XX inspirado na obra do historiador inglês Eric Hobsbawm (1994), “Era dos Extremos: o breve século XX (1914 – 1991)”, cuja temática correspondente ao currículo da terceira série do Ensino Médio, podendo também ser usado no nono ano do Ensino fundamental. O trabalho intenciona promover e analisar as possibilidades de diálogo entre o saber histórico curricular tradicional disposto nos livros didáticos e o uso de ferramentas didáticas com linguagens alternativas, no caso a produção cinematográfica nacional no formato de documentário, objetivando verificar as potencialidades do uso de documentários como fonte histórica e os benefícios dessa utilização no processo de ensino e aprendizagem. O cinema e consequentemente os documentários são um potente instrumento de representação coletiva, tanto pelo conteúdo histórico inerente presente na obra, quanto pela linguagem visual e imagética que se conecta com uma nova perspectiva historiográfica vigente e interage melhor num mundo onde as tecnologias estão disponíveis, ainda que alguns não tenham acesso total a ela como é o caso de alunos das escolas públicas no Brasil. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe apresentar como produto uma Sequência Didática a respeito do uso do documentário, “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, de modo a servir de modelo para os professores que também queiram utilizar filmes, séries e documentários em sala de aula com o objetivo de contribuir com o Ensino de História no Ensino Médio, tenham uma referência e se sintam estimulados a fazer. |
| Abstract: | This paper discusses the use of film productions in the classroom and their contributions to History Teaching in public high schools in Itumbiara, Goiás State, based on the screening of the documentary "We Who Are Here, We Wait for You" (1999). Directed and written by Marcelo Masagão, the film addresses the main events of the 20th century, inspired by the work of English historian Eric Hobsbawm (1994), "Age of Extremes: The Short Twentieth Century (1914–1991)" The film's theme corresponds to the curriculum of the third grade of high school and can also be used in the ninth grade of elementary school. The paper aims to promote and analyze the possibilities for dialogue between traditional historical curricular knowledge presented in textbooks and the use of teaching tools with alternative languages, in this case, national film production in the documentary format. The aim is to verify the potential of using documentaries as a historical source and the benefits of this use in the teaching learning process. Cinema, and consequently, documentaries, are a powerful instrument of collective representation, both for the inherent historical content present in the work and for the visual and imagery language that connects with a new, prevailing historiographical perspective and interacts better in a world where technology is readily available, even if some students in public schools in Brazil lack full access to it. From this perspective, this work proposes to present as a final product a Teaching Sequence on the use of documentaries, "We who are here, wait for you," to serve as a model for teachers who also wish to use films, series, and documentaries in the classroom to contribute to History Education in high school. This provides a framework for teachers who wish to use films, series, and documentaries in the classroom to contribute to History Education in high school. This framework provides a framework for teachers who feel encouraged to use them. |
| Keywords: | Ensino de História Saberes e Práticas no Espaço Escolar Sequência Didática Linguagem Imagética Documentário History Teaching Knowledge and Practices in Schools Teaching Sequence Imagery Documentary |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA |
| Subject: | História Ensino de história Documentário (Cinema) |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) |
| Quote: | ANTONELLI, Adriano Giovanni. O documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" como contribuição para o Ensino de História no Ensino Médio. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.570 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.570 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47823 |
| Date of defense: | 28-Aug-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DocumentárioNósQue.pdf | Dissertação | 59.52 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
