Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47823
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7850-7113
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" como contribuição para o ensino de história no ensino médio
Título (s) alternativo (s): The documentary “we who are here, wait for you” as a contribution to the teaching of history in high school
Autor: Antonelli, Adriano Giovanni
Primer orientador: Souza, Sauloéber Tarsio de
Primer miembro de la banca: Hecko, Leandro
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Marcus Vinícius Furtado da Silva
Resumen: O presente trabalho propõe discutir a utilização de produções cinematográficas em sala de aula e as contribuições para o Ensino de História no Ensino Médio, nas escolas públicas em Itumbiara, Estado de Goiás a partir da projeção do documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999). O filme dirigido e roteirizado por Marcelo Masagão trata dos principais eventos do século XX inspirado na obra do historiador inglês Eric Hobsbawm (1994), “Era dos Extremos: o breve século XX (1914 – 1991)”, cuja temática correspondente ao currículo da terceira série do Ensino Médio, podendo também ser usado no nono ano do Ensino fundamental. O trabalho intenciona promover e analisar as possibilidades de diálogo entre o saber histórico curricular tradicional disposto nos livros didáticos e o uso de ferramentas didáticas com linguagens alternativas, no caso a produção cinematográfica nacional no formato de documentário, objetivando verificar as potencialidades do uso de documentários como fonte histórica e os benefícios dessa utilização no processo de ensino e aprendizagem. O cinema e consequentemente os documentários são um potente instrumento de representação coletiva, tanto pelo conteúdo histórico inerente presente na obra, quanto pela linguagem visual e imagética que se conecta com uma nova perspectiva historiográfica vigente e interage melhor num mundo onde as tecnologias estão disponíveis, ainda que alguns não tenham acesso total a ela como é o caso de alunos das escolas públicas no Brasil. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe apresentar como produto uma Sequência Didática a respeito do uso do documentário, “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, de modo a servir de modelo para os professores que também queiram utilizar filmes, séries e documentários em sala de aula com o objetivo de contribuir com o Ensino de História no Ensino Médio, tenham uma referência e se sintam estimulados a fazer.
Abstract: This paper discusses the use of film productions in the classroom and their contributions to History Teaching in public high schools in Itumbiara, Goiás State, based on the screening of the documentary "We Who Are Here, We Wait for You" (1999). Directed and written by Marcelo Masagão, the film addresses the main events of the 20th century, inspired by the work of English historian Eric Hobsbawm (1994), "Age of Extremes: The Short Twentieth Century (1914–1991)" The film's theme corresponds to the curriculum of the third grade of high school and can also be used in the ninth grade of elementary school. The paper aims to promote and analyze the possibilities for dialogue between traditional historical curricular knowledge presented in textbooks and the use of teaching tools with alternative languages, in this case, national film production in the documentary format. The aim is to verify the potential of using documentaries as a historical source and the benefits of this use in the teaching learning process. Cinema, and consequently, documentaries, are a powerful instrument of collective representation, both for the inherent historical content present in the work and for the visual and imagery language that connects with a new, prevailing historiographical perspective and interacts better in a world where technology is readily available, even if some students in public schools in Brazil lack full access to it. From this perspective, this work proposes to present as a final product a Teaching Sequence on the use of documentaries, "We who are here, wait for you," to serve as a model for teachers who also wish to use films, series, and documentaries in the classroom to contribute to History Education in high school. This provides a framework for teachers who wish to use films, series, and documentaries in the classroom to contribute to History Education in high school. This framework provides a framework for teachers who feel encouraged to use them.
Palabras clave: Ensino de História
Saberes e Práticas no Espaço Escolar
Sequência Didática
Linguagem Imagética
Documentário
History Teaching
Knowledge and Practices in Schools
Teaching Sequence
Imagery
Documentary
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Tema: História
Ensino de história
Documentário (Cinema)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Cita: ANTONELLI, Adriano Giovanni. O documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" como contribuição para o Ensino de História no Ensino Médio. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.570
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.570
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47823
Fecha de defensa: 28-ago-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DocumentárioNósQue.pdfDissertação59.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons