Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Habilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricular
Título(s) alternativo(s): Skills and competencies in accounting education: contributions of the case method to teaching from the perspective of the new curriculum guidelines.
Autor(es): Menezes, Heitor Gabriel Almeida de
Primeiro orientador: Leal, Edvalda Araújo
Primeiro membro da banca: Blind Review
Segundo membro da banca: Blind Review
Resumo: A recente mudança na Diretriz Curricular Nacional do curso de Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES nº 1/2024) reforça a necessidade de uma formação que promova o desenvolvimento integral dos profissionais da contabilidade. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas tanto pela nova Diretriz quanto pelas International Education Standards (IES), a partir da aplicação do método do caso em duas turmas de graduação em Ciências Contábeis, à luz da Teoria das Competências. A pesquisa adotou abordagem mista e natureza descritiva. A amostra foi composta por 45 estudantes matriculados na disciplina de Análise de Custos, em uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevistas realizadas em grupos focais, sendo analisados quantitativamente por estatística descritiva e pelo teste de Wilcoxon, e qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o caso para ensino contribuiu para o desenvolvimento das habilidades e competências analisadas, embora tenha apresentado limitações no fortalecimento das habilidades interpessoais e de comunicação. As contribuições deste estudo são relevantes para docentes, ao propor práticas pedagógicas mais eficazes; para discentes, ao evidenciar a importância da participação ativa; e para gestores acadêmicos, ao destacar a necessidade de inovações na construção curricular.
Palavras-chave: Caso para ensino
Diretriz Curricular Nacional
Competências
Habilidades
Case Method
National Curriculum Guideline
Competencies
Skills
Active methodologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENEZES, Heitor Gabriel Almeida de. Habilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricular. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820
Data de defesa: 2-Dez-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HabilidadesCompetênciasEnsino.pdf504.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.