Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Habilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricular |
| Título(s) alternativo(s): | Skills and competencies in accounting education: contributions of the case method to teaching from the perspective of the new curriculum guidelines. |
| Autor(es): | Menezes, Heitor Gabriel Almeida de |
| Primeiro orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
| Primeiro membro da banca: | Blind Review |
| Segundo membro da banca: | Blind Review |
| Resumo: | A recente mudança na Diretriz Curricular Nacional do curso de Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES nº 1/2024) reforça a necessidade de uma formação que promova o desenvolvimento integral dos profissionais da contabilidade. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas tanto pela nova Diretriz quanto pelas International Education Standards (IES), a partir da aplicação do método do caso em duas turmas de graduação em Ciências Contábeis, à luz da Teoria das Competências. A pesquisa adotou abordagem mista e natureza descritiva. A amostra foi composta por 45 estudantes matriculados na disciplina de Análise de Custos, em uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevistas realizadas em grupos focais, sendo analisados quantitativamente por estatística descritiva e pelo teste de Wilcoxon, e qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o caso para ensino contribuiu para o desenvolvimento das habilidades e competências analisadas, embora tenha apresentado limitações no fortalecimento das habilidades interpessoais e de comunicação. As contribuições deste estudo são relevantes para docentes, ao propor práticas pedagógicas mais eficazes; para discentes, ao evidenciar a importância da participação ativa; e para gestores acadêmicos, ao destacar a necessidade de inovações na construção curricular. |
| Palavras-chave: | Caso para ensino Diretriz Curricular Nacional Competências Habilidades Case Method National Curriculum Guideline Competencies Skills Active methodologies |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MENEZES, Heitor Gabriel Almeida de. Habilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricular. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820 |
| Data de defesa: | 2-Dez-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HabilidadesCompetênciasEnsino.pdf | 504.57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
