Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Heitor Gabriel Almeida de-
dc.date.accessioned2025-12-09T16:39:14Z-
dc.date.available2025-12-09T16:39:14Z-
dc.date.issued2025-12-02-
dc.identifier.citationMENEZES, Heitor Gabriel Almeida de. Habilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricular. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47820-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaso para ensinopt_BR
dc.subjectDiretriz Curricular Nacionalpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCase Methodpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelinept_BR
dc.subjectCompetenciespt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.titleHabilidades e competências no ensino de contabilidade: contribuições do método do caso para ensino sob a perspectiva da nova diretriz curricularpt_BR
dc.title.alternativeSkills and competencies in accounting education: contributions of the case method to teaching from the perspective of the new curriculum guidelines.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA recente mudança na Diretriz Curricular Nacional do curso de Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES nº 1/2024) reforça a necessidade de uma formação que promova o desenvolvimento integral dos profissionais da contabilidade. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas tanto pela nova Diretriz quanto pelas International Education Standards (IES), a partir da aplicação do método do caso em duas turmas de graduação em Ciências Contábeis, à luz da Teoria das Competências. A pesquisa adotou abordagem mista e natureza descritiva. A amostra foi composta por 45 estudantes matriculados na disciplina de Análise de Custos, em uma universidade pública federal localizada no estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e de entrevistas realizadas em grupos focais, sendo analisados quantitativamente por estatística descritiva e pelo teste de Wilcoxon, e qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o caso para ensino contribuiu para o desenvolvimento das habilidades e competências analisadas, embora tenha apresentado limitações no fortalecimento das habilidades interpessoais e de comunicação. As contribuições deste estudo são relevantes para docentes, ao propor práticas pedagógicas mais eficazes; para discentes, ao evidenciar a importância da participação ativa; e para gestores acadêmicos, ao destacar a necessidade de inovações na construção curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HabilidadesCompetênciasEnsino.pdf504.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.