Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47763| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-3638-6561 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Influências 1: composição inspirada em performances dos bateristas Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatek |
| Título (s) alternativo (s): | Influences 1: a composition inspired by the performances of drummers Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer, and Arthur Hnatek. |
| Autor: | Lavandeira, Gustavo de Oliveira |
| Primer orientador: | Traldi, Cesar Adriano |
| Primer miembro de la banca: | Barreiro, Daniel Luís |
| Segundo miembro de la banca: | Campos, Cleber Da Silveira |
| Resumen: | A música contemporânea tem sido profundamente influenciada pela interação entre instrumentos acústicos e recursos eletrônicos que em geral resulta em performances inovadoras. Observa-se que muitos bateristas utilizam processamentos eletrônicos ou digitais para transformar sons acústicos da bateria em timbres eletrônicos, através do uso de triggers, da gravação e manipulação de áudio via softwares, entre outros. Uma abordagem inversa também é possível, ou seja, representar recursos eletrônicos musicais em instrumentos acústicos. Deste modo, a presente pesquisa retratou as características da Música Eletrônica Popular por meio de um kit de bateria acústico. Procurou-se ressaltar a relevância da prática experimental musical e sua metodologia combina uma historiografia da origem da Música Eletrônica Popular, desde o surgimento de grupos experimentais e movimentos como o Krautrock até a expansão do cenário da Música Eletrônica e suas vertentes; e análises de performances e prática artística adjacente à Música Eletrônica Popular. Adiante, criou-se e executou-se uma peça original intitulada “Influências 1”, inspirada em três bateristas consagrados: Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatek. A composição desenvolvida mostrou, que por meio da escuta atenta às características do gênero, foi possível simular elementos sonoros e rítmicos típicos da Música Eletrônica Popular em uma bateria acústica. A pesquisa reforça a importância da experimentação musical e abre caminhos para novas possibilidades performáticas com usos de instrumentos acústicos na contemporaneidade. |
| Abstract: | Contemporary music has been profoundly influenced by the interaction between acoustic instruments and electronic resources, which generally results in innovative performances. It has been observed that many drummers use electronic or digital processing to transform the acoustic sounds of the drum set into electronic timbres, employing triggers, audio recording, and software-based manipulation, among other techniques. An inverse approach is also possible that is, representing musical electronic resources through acoustic instruments. Thus, this research explored the characteristics of Popular Electronic Music through an acoustic drum kit. The study emphasizes the relevance of experimental musical practice, and its methodology combines a historiography of the origins of Popular Electronic Music from the emergence of experimental groups and movements such as Krautrock to the expansion of the Electronic Music scene and its subgenres along with performance analyses and artistic practices adjacent to Popular Electronic Music. Furthermore, an original piece titled “Influences 1” (“Influências 1”) was composed and performed, inspired by three renowned drummers: Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer, and Arthur Hnatek. The composition demonstrated that, through attentive listening to the genre’s characteristics, it was possible to simulate typical sonic and rhythmic elements of Popular Electronic Music on an acoustic drum set. The research reinforces the importance of musical experimentation and opens new pathways for performative possibilities using acoustic instruments in contemporary music. |
| Palabras clave: | Bateria Música Eletrônica Popular Técnicas estendidas Composição Performance Drum set Popular Electronic Music Extended techniques Composition Performance |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL |
| Tema: | Música Bateristas Música popular Música eletrônica |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
| Cita: | LAVANDEIRA, Gustavo de Oliveira. Influências 1: composição inspirada em performances dos bateristas Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatek. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.600. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.600 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47763 |
| Fecha de defensa: | 29-jul-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Música |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InfluênciasComposiçãoInspirada.pdf | Dissertação | 5.99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
