Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLavandeira, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-28T13:14:48Z-
dc.date.available2025-11-28T13:14:48Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.identifier.citationLAVANDEIRA, Gustavo de Oliveira. Influências 1: composição inspirada em performances dos bateristas Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatek. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.600.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47763-
dc.description.abstractContemporary music has been profoundly influenced by the interaction between acoustic instruments and electronic resources, which generally results in innovative performances. It has been observed that many drummers use electronic or digital processing to transform the acoustic sounds of the drum set into electronic timbres, employing triggers, audio recording, and software-based manipulation, among other techniques. An inverse approach is also possible that is, representing musical electronic resources through acoustic instruments. Thus, this research explored the characteristics of Popular Electronic Music through an acoustic drum kit. The study emphasizes the relevance of experimental musical practice, and its methodology combines a historiography of the origins of Popular Electronic Music from the emergence of experimental groups and movements such as Krautrock to the expansion of the Electronic Music scene and its subgenres along with performance analyses and artistic practices adjacent to Popular Electronic Music. Furthermore, an original piece titled “Influences 1” (“Influências 1”) was composed and performed, inspired by three renowned drummers: Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer, and Arthur Hnatek. The composition demonstrated that, through attentive listening to the genre’s characteristics, it was possible to simulate typical sonic and rhythmic elements of Popular Electronic Music on an acoustic drum set. The research reinforces the importance of musical experimentation and opens new pathways for performative possibilities using acoustic instruments in contemporary music.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBateriapt_BR
dc.subjectMúsica Eletrônica Popularpt_BR
dc.subjectTécnicas estendidaspt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectDrum setpt_BR
dc.subjectPopular Electronic Musicpt_BR
dc.subjectExtended techniquespt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleInfluências 1: composição inspirada em performances dos bateristas Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatekpt_BR
dc.title.alternativeInfluences 1: a composition inspired by the performances of drummers Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer, and Arthur Hnatek.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.contributor.referee1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Cleber Da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425018975775470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333680658663907pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA música contemporânea tem sido profundamente influenciada pela interação entre instrumentos acústicos e recursos eletrônicos que em geral resulta em performances inovadoras. Observa-se que muitos bateristas utilizam processamentos eletrônicos ou digitais para transformar sons acústicos da bateria em timbres eletrônicos, através do uso de triggers, da gravação e manipulação de áudio via softwares, entre outros. Uma abordagem inversa também é possível, ou seja, representar recursos eletrônicos musicais em instrumentos acústicos. Deste modo, a presente pesquisa retratou as características da Música Eletrônica Popular por meio de um kit de bateria acústico. Procurou-se ressaltar a relevância da prática experimental musical e sua metodologia combina uma historiografia da origem da Música Eletrônica Popular, desde o surgimento de grupos experimentais e movimentos como o Krautrock até a expansão do cenário da Música Eletrônica e suas vertentes; e análises de performances e prática artística adjacente à Música Eletrônica Popular. Adiante, criou-se e executou-se uma peça original intitulada “Influências 1”, inspirada em três bateristas consagrados: Jojo Mayer, Gerwin Eisenhauer e Arthur Hnatek. A composição desenvolvida mostrou, que por meio da escuta atenta às características do gênero, foi possível simular elementos sonoros e rítmicos típicos da Música Eletrônica Popular em uma bateria acústica. A pesquisa reforça a importância da experimentação musical e abre caminhos para novas possibilidades performáticas com usos de instrumentos acústicos na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.600pt_BR
dc.orcid.putcode198279744-
dc.crossref.doibatchidbdf8f9e2-29c8-4e79-b8c6-2c11c040fc4b-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoBateristaspt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica popularpt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica eletrônicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluênciasComposiçãoInspirada.pdfDissertação5.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.