Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-0045-3585 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil |
| Autor(es): | Silva, Isabella Ingrid |
| Primeiro orientador: | Almeida, Vitor Sergio de |
| Primeiro membro da banca: | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Camila Rezende |
| Resumo: | O principal objetivo desta pesquisa, que orientou as ações de estudo, consistiu em refletir sobre a família no que tange a fundamentação e a propensa presença na escolarização das crianças na Educação Infantil, em vista aos documentos e teóricos. A problemática foi: Sob o foco de uma instituição de Educação Infantil, como é concebida a relação entre família e escola? Três objetivos específicos florearam: analisar a concepção de família na sociedade brasileira por meio de teóricos e de documentos correlacionáveis a educação; compreender teoricamente a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar e, por fim, descrever como é a relação família e escola em uma unidade educativa de Educação Infantil. A pesquisa apresenta abordagem documental e bibliográfica, além disso, um estudo de caso retratou, em termos práticos, a relação escola e família, o qual foi feito em uma creche, em Ituiutaba, Minas Gerais. Ao final, nota-se que o envolvimento família-escola tem fator essencial no desenvolvimento infantil, funcionando como um pilar que sustenta o progresso cognitivo, emocional e social da criança. O envolvimento ativo dos pais/responsáveis promove uma autoestima saudável, segurança emocional, habilidades sociais e o interesse pelo aprendizado por parte da criança. Todavia, nota-se que muitas famílias não participam do cotidiano escolar, não por negligência, e sim, especialmente, pelos compromissos serviçais, comprometendo, assim, um amplo processo formativo. |
| Palavras-chave: | Família Escola Relação Formação Family school relationship training |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Isabella Ingrid. Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760 |
| Data de defesa: | 9-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoCasoEnvolvimento.pdf | TCC | 385.78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
