Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Isabella Ingrid | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T12:43:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T12:43:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Isabella Ingrid. Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Família | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Relação | pt_BR |
| dc.subject | Formação | pt_BR |
| dc.subject | Family | pt_BR |
| dc.subject | school | pt_BR |
| dc.subject | relationship | pt_BR |
| dc.subject | training | pt_BR |
| dc.title | Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Vitor Sergio de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/2112854611217382 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5949023739027563 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Camila Rezende | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6171862210300955 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O principal objetivo desta pesquisa, que orientou as ações de estudo, consistiu em refletir sobre a família no que tange a fundamentação e a propensa presença na escolarização das crianças na Educação Infantil, em vista aos documentos e teóricos. A problemática foi: Sob o foco de uma instituição de Educação Infantil, como é concebida a relação entre família e escola? Três objetivos específicos florearam: analisar a concepção de família na sociedade brasileira por meio de teóricos e de documentos correlacionáveis a educação; compreender teoricamente a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar e, por fim, descrever como é a relação família e escola em uma unidade educativa de Educação Infantil. A pesquisa apresenta abordagem documental e bibliográfica, além disso, um estudo de caso retratou, em termos práticos, a relação escola e família, o qual foi feito em uma creche, em Ituiutaba, Minas Gerais. Ao final, nota-se que o envolvimento família-escola tem fator essencial no desenvolvimento infantil, funcionando como um pilar que sustenta o progresso cognitivo, emocional e social da criança. O envolvimento ativo dos pais/responsáveis promove uma autoestima saudável, segurança emocional, habilidades sociais e o interesse pelo aprendizado por parte da criança. Todavia, nota-se que muitas famílias não participam do cotidiano escolar, não por negligência, e sim, especialmente, pelos compromissos serviçais, comprometendo, assim, um amplo processo formativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 198280225 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoCasoEnvolvimento.pdf | TCC | 385.78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
