Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Isabella Ingrid-
dc.date.accessioned2025-11-28T12:43:33Z-
dc.date.available2025-11-28T12:43:33Z-
dc.date.issued2025-09-09-
dc.identifier.citationSILVA, Isabella Ingrid. Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.subjectrelationshippt_BR
dc.subjecttrainingpt_BR
dc.titleUm estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Vitor Sergio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2112854611217382pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Monalisa Lopes dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949023739027563pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Camila Rezende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171862210300955pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa, que orientou as ações de estudo, consistiu em refletir sobre a família no que tange a fundamentação e a propensa presença na escolarização das crianças na Educação Infantil, em vista aos documentos e teóricos. A problemática foi: Sob o foco de uma instituição de Educação Infantil, como é concebida a relação entre família e escola? Três objetivos específicos florearam: analisar a concepção de família na sociedade brasileira por meio de teóricos e de documentos correlacionáveis a educação; compreender teoricamente a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar e, por fim, descrever como é a relação família e escola em uma unidade educativa de Educação Infantil. A pesquisa apresenta abordagem documental e bibliográfica, além disso, um estudo de caso retratou, em termos práticos, a relação escola e família, o qual foi feito em uma creche, em Ituiutaba, Minas Gerais. Ao final, nota-se que o envolvimento família-escola tem fator essencial no desenvolvimento infantil, funcionando como um pilar que sustenta o progresso cognitivo, emocional e social da criança. O envolvimento ativo dos pais/responsáveis promove uma autoestima saudável, segurança emocional, habilidades sociais e o interesse pelo aprendizado por parte da criança. Todavia, nota-se que muitas famílias não participam do cotidiano escolar, não por negligência, e sim, especialmente, pelos compromissos serviçais, comprometendo, assim, um amplo processo formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode198280225-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoCasoEnvolvimento.pdfTCC385.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons