Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-0045-3585
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil
Autor(es): Silva, Isabella Ingrid
Primeiro orientador: Almeida, Vitor Sergio de
Primeiro membro da banca: Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
Segundo membro da banca: Oliveira, Camila Rezende
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa, que orientou as ações de estudo, consistiu em refletir sobre a família no que tange a fundamentação e a propensa presença na escolarização das crianças na Educação Infantil, em vista aos documentos e teóricos. A problemática foi: Sob o foco de uma instituição de Educação Infantil, como é concebida a relação entre família e escola? Três objetivos específicos florearam: analisar a concepção de família na sociedade brasileira por meio de teóricos e de documentos correlacionáveis a educação; compreender teoricamente a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar e, por fim, descrever como é a relação família e escola em uma unidade educativa de Educação Infantil. A pesquisa apresenta abordagem documental e bibliográfica, além disso, um estudo de caso retratou, em termos práticos, a relação escola e família, o qual foi feito em uma creche, em Ituiutaba, Minas Gerais. Ao final, nota-se que o envolvimento família-escola tem fator essencial no desenvolvimento infantil, funcionando como um pilar que sustenta o progresso cognitivo, emocional e social da criança. O envolvimento ativo dos pais/responsáveis promove uma autoestima saudável, segurança emocional, habilidades sociais e o interesse pelo aprendizado por parte da criança. Todavia, nota-se que muitas famílias não participam do cotidiano escolar, não por negligência, e sim, especialmente, pelos compromissos serviçais, comprometendo, assim, um amplo processo formativo.
Palavras-chave: Família
Escola
Relação
Formação
Family
school
relationship
training
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Isabella Ingrid. Um estudo de caso: o envolvimento das famílias nas práticas escolares das crianças durante a educação infantil. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47760
Data de defesa: 9-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoCasoEnvolvimento.pdfTCC385.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons