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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47739Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Basso, Clarissa Helena | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T17:21:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-24T17:21:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-22 | - |
| dc.identifier.citation | BASSO, Clarissa Helena. Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022) . 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47739 | - |
| dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Antifeminismo | pt_BR |
| dc.subject | Extrema Direita | pt_BR |
| dc.subject | Guerra Cultural | pt_BR |
| dc.subject | Brasil Paralelo | pt_BR |
| dc.subject | Conservadorismo | pt_BR |
| dc.subject | Antifeminism | pt_BR |
| dc.subject | New Right | pt_BR |
| dc.subject | Brasil Paralelo | pt_BR |
| dc.subject | Culture Wars | pt_BR |
| dc.subject | Conservatism | pt_BR |
| dc.title | Por mais mulheres santas e menos ideologia: Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4939665565955670 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lopes, Lara | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8932257214597192 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa enquadra-se no âmbito da ascensão da nova direita brasileira e da crescente influência da produtora Brasil Paralelo no debate público. Dessa forma, analisa-se a atuação da empresa e, em especial, o documentário A Face Oculta do Feminismo (2022), problematizando as estratégias discursivas e audiovisuais utilizadas para disseminar antifeminismo, deslegitimar o conhecimento acadêmico e reforçar valores conservadores no âmbito da chamada “guerra cultural” do Brasil contemporâneo. Em outras palavras, o objetivo é, de um lado, compreender como a produtora constrói seus discursos antifeministas e de que forma legitima suas narrativas, por outro, busca-se também refletir quais são os efeitos dessa produção na recepção do público e no campo educacional. De modo que, para isso, metodologicamente, o estudo teve como base aportes da historiografia contemporânea, da história cultural, da memória coletiva e da teoria feminista para analisar como a Brasil Paralelo disputa sentidos de gênero, identidade e conhecimento histórico, mas também a análise fílmica e documental, voltada à linguagem audiovisual, estratégias narrativas; e construção estética e a etnografia digital, com a coleta e análise da repercussão dos consumidores da BP em redes sociais (YouTube e Facebook). Por conclusão, é demonstrado que a empresa atua como um dos agentes ativos da guerra cultural brasileira, disputando a memória histórica, deslegitimando o feminismo e as universidades, além de promover um projeto conservador baseado na sustentação das hierarquias de gênero e nos valores religiosos moralizantes. Ou seja, a análise mostra que, ao mobilizar simplificações históricas, recursos estéticos e especialistas “alternativos”, o feminismo e a produção acadêmica são transformados em inimigos simbólicos da família tradicional e da moral cristã. Ainda, pode ser observado, através da formação de uma comunidade engajada, que ela está mobilizada em torno do ressentimento e da nostalgia, sustentada por repertórios de anticomunismo, conservadorismo e cristianismo político. Assim, conclui-se que a Brasil Paralelo não se limita a produzir entretenimento, mas consolida-se como agente central na disputa pelo monopólio da memória e da verdade histórica, contribuindo para a radicalização política e para o enfraquecimento das instituições de ensino e pesquisa no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 82 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 197866378 | - |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
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