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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5838-3209
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Por mais mulheres santas e menos ideologia: Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022)
Autor: Basso, Clarissa Helena
Primer orientador: Spini, Ana Paula
Primer miembro de la banca: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Segundo miembro de la banca: Lopes, Lara
Resumen: A presente pesquisa enquadra-se no âmbito da ascensão da nova direita brasileira e da crescente influência da produtora Brasil Paralelo no debate público. Dessa forma, analisa-se a atuação da empresa e, em especial, o documentário A Face Oculta do Feminismo (2022), problematizando as estratégias discursivas e audiovisuais utilizadas para disseminar antifeminismo, deslegitimar o conhecimento acadêmico e reforçar valores conservadores no âmbito da chamada “guerra cultural” do Brasil contemporâneo. Em outras palavras, o objetivo é, de um lado, compreender como a produtora constrói seus discursos antifeministas e de que forma legitima suas narrativas, por outro, busca-se também refletir quais são os efeitos dessa produção na recepção do público e no campo educacional. De modo que, para isso, metodologicamente, o estudo teve como base aportes da historiografia contemporânea, da história cultural, da memória coletiva e da teoria feminista para analisar como a Brasil Paralelo disputa sentidos de gênero, identidade e conhecimento histórico, mas também a análise fílmica e documental, voltada à linguagem audiovisual, estratégias narrativas; e construção estética e a etnografia digital, com a coleta e análise da repercussão dos consumidores da BP em redes sociais (YouTube e Facebook). Por conclusão, é demonstrado que a empresa atua como um dos agentes ativos da guerra cultural brasileira, disputando a memória histórica, deslegitimando o feminismo e as universidades, além de promover um projeto conservador baseado na sustentação das hierarquias de gênero e nos valores religiosos moralizantes. Ou seja, a análise mostra que, ao mobilizar simplificações históricas, recursos estéticos e especialistas “alternativos”, o feminismo e a produção acadêmica são transformados em inimigos simbólicos da família tradicional e da moral cristã. Ainda, pode ser observado, através da formação de uma comunidade engajada, que ela está mobilizada em torno do ressentimento e da nostalgia, sustentada por repertórios de anticomunismo, conservadorismo e cristianismo político. Assim, conclui-se que a Brasil Paralelo não se limita a produzir entretenimento, mas consolida-se como agente central na disputa pelo monopólio da memória e da verdade histórica, contribuindo para a radicalização política e para o enfraquecimento das instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
Palabras clave: Antifeminismo
Extrema Direita
Guerra Cultural
Brasil Paralelo
Conservadorismo
Antifeminism
New Right
Brasil Paralelo
Culture Wars
Conservatism
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BASSO, Clarissa Helena. Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022) . 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47739
Fecha de defensa: 22-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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