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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47739| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5838-3209 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Por mais mulheres santas e menos ideologia: Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022) |
| Autor(es): | Basso, Clarissa Helena |
| Primeiro orientador: | Spini, Ana Paula |
| Primeiro membro da banca: | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro |
| Segundo membro da banca: | Lopes, Lara |
| Resumo: | A presente pesquisa enquadra-se no âmbito da ascensão da nova direita brasileira e da crescente influência da produtora Brasil Paralelo no debate público. Dessa forma, analisa-se a atuação da empresa e, em especial, o documentário A Face Oculta do Feminismo (2022), problematizando as estratégias discursivas e audiovisuais utilizadas para disseminar antifeminismo, deslegitimar o conhecimento acadêmico e reforçar valores conservadores no âmbito da chamada “guerra cultural” do Brasil contemporâneo. Em outras palavras, o objetivo é, de um lado, compreender como a produtora constrói seus discursos antifeministas e de que forma legitima suas narrativas, por outro, busca-se também refletir quais são os efeitos dessa produção na recepção do público e no campo educacional. De modo que, para isso, metodologicamente, o estudo teve como base aportes da historiografia contemporânea, da história cultural, da memória coletiva e da teoria feminista para analisar como a Brasil Paralelo disputa sentidos de gênero, identidade e conhecimento histórico, mas também a análise fílmica e documental, voltada à linguagem audiovisual, estratégias narrativas; e construção estética e a etnografia digital, com a coleta e análise da repercussão dos consumidores da BP em redes sociais (YouTube e Facebook). Por conclusão, é demonstrado que a empresa atua como um dos agentes ativos da guerra cultural brasileira, disputando a memória histórica, deslegitimando o feminismo e as universidades, além de promover um projeto conservador baseado na sustentação das hierarquias de gênero e nos valores religiosos moralizantes. Ou seja, a análise mostra que, ao mobilizar simplificações históricas, recursos estéticos e especialistas “alternativos”, o feminismo e a produção acadêmica são transformados em inimigos simbólicos da família tradicional e da moral cristã. Ainda, pode ser observado, através da formação de uma comunidade engajada, que ela está mobilizada em torno do ressentimento e da nostalgia, sustentada por repertórios de anticomunismo, conservadorismo e cristianismo político. Assim, conclui-se que a Brasil Paralelo não se limita a produzir entretenimento, mas consolida-se como agente central na disputa pelo monopólio da memória e da verdade histórica, contribuindo para a radicalização política e para o enfraquecimento das instituições de ensino e pesquisa no Brasil. |
| Palavras-chave: | Antifeminismo Extrema Direita Guerra Cultural Brasil Paralelo Conservadorismo Antifeminism New Right Brasil Paralelo Culture Wars Conservatism |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BASSO, Clarissa Helena. Por mais mulheres santas e menos ideologia: antifeminismo e guerra cultural na produção visual da extrema direita no Brasil (2022) . 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47739 |
| Data de defesa: | 22-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
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