Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47735
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4775-0882
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: “Abri minha empresa, e agora?”: Empreendedorismo e Configurações de Modelos de Negócio de Dark Kitchens da Região do Triângulo Mineiro
Título (s) alternativo (s): “I opened my business, now what?”: Entrepreneurship and Business Model Configurations of Dark Kitchens in the Triângulo Mineiro Region
Autor: Souza, Vinícius Igawa
Primer orientador: Borges, Alex Fernando
Primer miembro de la banca: Wegner, Roger da Silva
Segundo miembro de la banca: Singh, Ananda Silva
Resumen: A pandemia de Covid-19 impôs desafios e transformações a inúmeros segmentos da economia global. No cenário brasileiro, o setor de alimentação fora do lar foi um dos mais impactados, com uma vasta quantidade de empresas que encerraram suas operações em virtude das restrições implementadas para interromper a disseminação do vírus. Logo, em meio a este cenário de crise, emergiram novas oportunidades e adoção de modelos de negócios, como as Dark Kitchens ou Ghost Kitchens. O presente trabalho objetiva analisar o modelo de negócio de Dark Kitchens que operam em Ituiutaba-MG. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, baseada no estudo de dois casos de empreendimentos que modelaram suas operações com base nos pressupostos de negócios caracterizados como Dark Kitchens. Foram realizadas entrevistas junto aos empreendedores, e o conjunto de dados coletados foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram a compreensão do processo empreendedor de criação das empresas estudadas, de seus respectivos modelos de negócio, dos fatores de sucesso associados às suas operações e dos desafios associados à sua atuação no mercado. Conclui-se que o modelo de negócio analisado se revelou uma vantagem competitiva que permitiu às empresas estudadas não apenas atravessar a crise sanitária da Covid-19, mas prosperar, otimizando custos operacionais e garantindo maior agilidade e qualidade na produção em comparação com empresas tradicionais.
Palabras clave: Empreendedorismo
Processo Empreendedor
Inovação
Modelo de Negócio
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Vinícius Igawa. "Abri minha empresa, e agora?”: Empreendedorismo e Configurações de Modelos de Negócio de Dark Kitchens da Região do Triângulo Mineiro. 2025, 19 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47735
Fecha de defensa: 9-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AbriEmpresaAgora.pdfTCC de Vinícius Igawa Souza372.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons