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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47733| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A presença do cinema no livro didático e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de física |
| Título(s) alternativo(s): | The presence of cinema in textbooks and its contributions to the teaching-learning process of physics |
| Autor(es): | Tavares, João Victor |
| Primeiro orientador: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
| Primeiro membro da banca: | Gelamo, Emerson Luiz |
| Segundo membro da banca: | Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar como o cinema é abordado em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados pelo PNL 2021, investigando seu potencial como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Física e na formação científica dos estudantes. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, evidenciou que as referências a filmes são pontuais e, em sua maioria, sugeridas de forma superficial, com pouca profundidade pedagógica. Partindo da premissa de que é essencial adotar metodologias que dialoguem com os interesses dos estudantes e com as transformações culturais contemporâneas, os resultados sugerem possibilidades para uma integração mais significativa do cinema aos conteúdos científicos. Observou-se que um dos filmes mencionados pertence ao gênero drama biográfico, geralmente associado a narrativas de criatividade, superação e transformação social — aspectos que, ainda que explorados de maneira breve, indicam um potencial de articulação entre ciência, contexto histórico e educação crítica. Diante disso, o estudo propõe a ampliação da presença do cinema nos livros didáticos, bem como a adoção de uma abordagem mais contextualizada e alinhada às realidades vividas pelos estudantes. |
| Abstract: | This study aimed to analyze how cinema is addressed in a collection of Natural Sciences textbooks, investigating its potential as a didactic resource within the physics teaching-learning process and students’ scientific education. The documentary research, of a qualitative nature, revealed that references to films are occasional and mostly suggested superficially, with limited pedagogical depth. Based on the premise that it is essential to adopt methodologies that resonate with students’ interests and contemporary cultural dynamics, the results suggest possibilities for a more meaningful integration of cinema into scientific content. It was noted that one of the referenced films belongs to the biographical drama genre, typically associated with narratives of creativity, overcoming challenges, and social transformation — aspects which, even when briefly explored, indicate potential for articulating science, historical context, and critical education. Therefore, the study proposes expanding the presence of cinema in textbooks, as well as adopting a more contextualized approach aligned with students lived realities. |
| Palavras-chave: | Cinema Natural Sciences and Their Technologies Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ensino Médio Livro didático Pesquisa documental Textbook; High School Documentary Research |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | TAVARES, João Victor. A presença do cinema no livro didático e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de física. 2025. 45 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47733 |
| Data de defesa: | 12-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Física (Ituiutaba / Pontal) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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