Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47733
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A presença do cinema no livro didático e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de física
Alternate title (s): The presence of cinema in textbooks and its contributions to the teaching-learning process of physics
Author: Tavares, João Victor
First Advisor: Ustra, Sandro Rogério Vargas
First member of the Committee: Gelamo, Emerson Luiz
Second member of the Committee: Coelho, Roseana Moreira de Figueiredo
Summary: Este trabalho teve como objetivo analisar como o cinema é abordado em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados pelo PNL 2021, investigando seu potencial como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Física e na formação científica dos estudantes. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, evidenciou que as referências a filmes são pontuais e, em sua maioria, sugeridas de forma superficial, com pouca profundidade pedagógica. Partindo da premissa de que é essencial adotar metodologias que dialoguem com os interesses dos estudantes e com as transformações culturais contemporâneas, os resultados sugerem possibilidades para uma integração mais significativa do cinema aos conteúdos científicos. Observou-se que um dos filmes mencionados pertence ao gênero drama biográfico, geralmente associado a narrativas de criatividade, superação e transformação social — aspectos que, ainda que explorados de maneira breve, indicam um potencial de articulação entre ciência, contexto histórico e educação crítica. Diante disso, o estudo propõe a ampliação da presença do cinema nos livros didáticos, bem como a adoção de uma abordagem mais contextualizada e alinhada às realidades vividas pelos estudantes.
Abstract: This study aimed to analyze how cinema is addressed in a collection of Natural Sciences textbooks, investigating its potential as a didactic resource within the physics teaching-learning process and students’ scientific education. The documentary research, of a qualitative nature, revealed that references to films are occasional and mostly suggested superficially, with limited pedagogical depth. Based on the premise that it is essential to adopt methodologies that resonate with students’ interests and contemporary cultural dynamics, the results suggest possibilities for a more meaningful integration of cinema into scientific content. It was noted that one of the referenced films belongs to the biographical drama genre, typically associated with narratives of creativity, overcoming challenges, and social transformation — aspects which, even when briefly explored, indicate potential for articulating science, historical context, and critical education. Therefore, the study proposes expanding the presence of cinema in textbooks, as well as adopting a more contextualized approach aligned with students lived realities.
Keywords: Cinema
Natural Sciences and Their Technologies
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ensino Médio
Livro didático
Pesquisa documental
Textbook; High School
Documentary Research
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TAVARES, João Victor. A presença do cinema no livro didático e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de física. 2025. 45 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47733
Date of defense: 12-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Física (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PresençaCinemaLivro.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.