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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3118-9725
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional
Título(s) alternativo(s): The chest problem: A serious game to aid in teaching computacional thinking
Autor(es): Gomides, Gustavo Duarte
Primeiro orientador: Lopes, Renato de Aquino
Primeiro membro da banca: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Segundo membro da banca: Caetano, Roberto Júnio Silva
Resumo: O Ministério da Educação definiu a computação como uma matéria a ser ensinada nas escolas, dentre as temáticas dessa matéria está o pensamento computacional, cujos conhecimentos não se aplicam somente a ciência da computação. Diante disso, houve a oportunidade de criação de ferramentas para auxiliar os professores nesta tarefa. Neste contexto, o presente trabalho tem a finalidade de criar um protótipo de jogo sério como uma possível ferramenta de aprendizado para crianças, além de apresentar os métodos e recursos usados para confeccioná-lo, para que possa posteriormente implementado em um projeto desenvolvido na Faculdade de Computação com o objetivo de desenvolver um ecossistema de minijogos para auxiliar o ensino de pensamento computacional.
Abstract: The ministry of education defined computing as a subject that should be teached in schools, between the themes of this subject, computacional thinking is one of them, of which concepts doesn't need to be applied only to computer science. Therefore, emerged the oportunity of creating tools to help teachers with this task. In light of this, this work has the purpose of creating the prototype of a serious game as a possible tool for teaching children, also show the methods and resources used to make it, for it to be integrated in a project developed by the Faculdade de Computação with the objective to create a ecosystem of minigames to assist in teaching computational thinking.
Palavras-chave: Jogos sérios
Serious games
Bebras
Educação
Education
Pensamento computacional
Computacional Thinking
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMIDES, Gustavo Duarte. O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional. 2025 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708
Data de defesa: 12-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

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