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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-3118-9725 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional |
| Título(s) alternativo(s): | The chest problem: A serious game to aid in teaching computacional thinking |
| Autor(es): | Gomides, Gustavo Duarte |
| Primeiro orientador: | Lopes, Renato de Aquino |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Fernanda Maria da Cunha |
| Segundo membro da banca: | Caetano, Roberto Júnio Silva |
| Resumo: | O Ministério da Educação definiu a computação como uma matéria a ser ensinada nas escolas, dentre as temáticas dessa matéria está o pensamento computacional, cujos conhecimentos não se aplicam somente a ciência da computação. Diante disso, houve a oportunidade de criação de ferramentas para auxiliar os professores nesta tarefa. Neste contexto, o presente trabalho tem a finalidade de criar um protótipo de jogo sério como uma possível ferramenta de aprendizado para crianças, além de apresentar os métodos e recursos usados para confeccioná-lo, para que possa posteriormente implementado em um projeto desenvolvido na Faculdade de Computação com o objetivo de desenvolver um ecossistema de minijogos para auxiliar o ensino de pensamento computacional. |
| Abstract: | The ministry of education defined computing as a subject that should be teached in schools, between the themes of this subject, computacional thinking is one of them, of which concepts doesn't need to be applied only to computer science. Therefore, emerged the oportunity of creating tools to help teachers with this task. In light of this, this work has the purpose of creating the prototype of a serious game as a possible tool for teaching children, also show the methods and resources used to make it, for it to be integrated in a project developed by the Faculdade de Computação with the objective to create a ecosystem of minigames to assist in teaching computational thinking. |
| Palavras-chave: | Jogos sérios Serious games Bebras Educação Education Pensamento computacional Computacional Thinking |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | GOMIDES, Gustavo Duarte. O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional. 2025 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708 |
| Data de defesa: | 12-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| ProblemaBaúJogo.pdf | TCC | 9.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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