Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3118-9725
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional
Título (s) alternativo (s): The chest problem: A serious game to aid in teaching computacional thinking
Autor: Gomides, Gustavo Duarte
Primer orientador: Lopes, Renato de Aquino
Primer miembro de la banca: Santos, Fernanda Maria da Cunha
Segundo miembro de la banca: Caetano, Roberto Júnio Silva
Resumen: O Ministério da Educação definiu a computação como uma matéria a ser ensinada nas escolas, dentre as temáticas dessa matéria está o pensamento computacional, cujos conhecimentos não se aplicam somente a ciência da computação. Diante disso, houve a oportunidade de criação de ferramentas para auxiliar os professores nesta tarefa. Neste contexto, o presente trabalho tem a finalidade de criar um protótipo de jogo sério como uma possível ferramenta de aprendizado para crianças, além de apresentar os métodos e recursos usados para confeccioná-lo, para que possa posteriormente implementado em um projeto desenvolvido na Faculdade de Computação com o objetivo de desenvolver um ecossistema de minijogos para auxiliar o ensino de pensamento computacional.
Abstract: The ministry of education defined computing as a subject that should be teached in schools, between the themes of this subject, computacional thinking is one of them, of which concepts doesn't need to be applied only to computer science. Therefore, emerged the oportunity of creating tools to help teachers with this task. In light of this, this work has the purpose of creating the prototype of a serious game as a possible tool for teaching children, also show the methods and resources used to make it, for it to be integrated in a project developed by the Faculdade de Computação with the objective to create a ecosystem of minigames to assist in teaching computational thinking.
Palabras clave: Jogos sérios
Serious games
Bebras
Educação
Education
Pensamento computacional
Computacional Thinking
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMIDES, Gustavo Duarte. O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional. 2025 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708
Fecha de defensa: 12-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProblemaBaúJogo.pdfTCC9.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons