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dc.creatorGomides, Gustavo Duarte-
dc.date.accessioned2025-11-18T12:24:19Z-
dc.date.available2025-11-18T12:24:19Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationGOMIDES, Gustavo Duarte. O problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacional. 2025 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47708-
dc.description.abstractThe ministry of education defined computing as a subject that should be teached in schools, between the themes of this subject, computacional thinking is one of them, of which concepts doesn't need to be applied only to computer science. Therefore, emerged the oportunity of creating tools to help teachers with this task. In light of this, this work has the purpose of creating the prototype of a serious game as a possible tool for teaching children, also show the methods and resources used to make it, for it to be integrated in a project developed by the Faculdade de Computação with the objective to create a ecosystem of minigames to assist in teaching computational thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectBebraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectComputacional Thinkingpt_BR
dc.titleO problema do baú: jogo sério para o auxílio do ensino de pensamento computacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe chest problem: A serious game to aid in teaching computacional thinkingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Renato de Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686451569520273pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.contributor.referee2Caetano, Roberto Júnio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404469426532385pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Ministério da Educação definiu a computação como uma matéria a ser ensinada nas escolas, dentre as temáticas dessa matéria está o pensamento computacional, cujos conhecimentos não se aplicam somente a ciência da computação. Diante disso, houve a oportunidade de criação de ferramentas para auxiliar os professores nesta tarefa. Neste contexto, o presente trabalho tem a finalidade de criar um protótipo de jogo sério como uma possível ferramenta de aprendizado para crianças, além de apresentar os métodos e recursos usados para confeccioná-lo, para que possa posteriormente implementado em um projeto desenvolvido na Faculdade de Computação com o objetivo de desenvolver um ecossistema de minijogos para auxiliar o ensino de pensamento computacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode197340422-
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