Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47644| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-9574-5740 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Materiais Magnéticos: como são abordados em alguns livros didáticos voltados ao Ensino Médio |
| Author: | Pinheiro, Matheus Max |
| First Advisor: | Coimbra, Débora |
| First member of the Committee: | Guerra, José de los Santos |
| Second member of the Committee: | Avendano, Ariadne de Souza |
| Summary: | As propriedades magnéticas da matéria é um tema frequentemente negligenciado e extremamente simplificado nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Este trabalho visa a realização de uma sondagem de 15 livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2018 e PNLD 2026. A metodologia se apoia na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, cuja estrutura analítica é reforçada pela proposta de Bittar, segmentando o conteúdo em parte curso e parte atividades propostas. Adicionalmente, emprega-se a Análise de Conteúdo de Bardin, para categorizar e codificar os níveis de aprofundamento conceitual referente aos materiais magnéticos (ferromagnético, paramagnético e diamagnético) em três níveis: Superficial, Intermediário e Aprofundado. Os resultados revelam que 53,3% (8 livros) apresentam abordagem Superficial, 40% (6 livros) Intermediária e apenas 6,7% (1 livro) Aprofundada. Ademais, apenas 46,7% (7 livros) incluem exercícios ou atividades específicas sobre o tema. Esses resultados evidenciam uma significativa lacuna teórica e metodológica, prejudicando a formação conceitual adequada dos estudantes sobre os materiais magnéticos. |
| Abstract: | The magnetic properties of matter is a topic often neglected and overly simplified in high school Physics textbooks. This study conducts a survey of 15 textbooks provided by PNLD 2018 and PNLD 2026. The methodology is grounded in Yves Chevallard’s Anthropological Theory of the Didactic (ATD), with its analytical framework reinforced by Bittar’s proposal, which segments content into course sections and proposed activities. Additionally, Bardin’s Content Analysis is employed to categorize and codify the conceptual depth levels related to magnetic materials (ferromagnetic, paramagnetic and diamagnetic) into three tiers: Superficial, Intermediate and In-depth. Results reveal that 53,3% (8 books) adopt a Superficial approach, 40% (6 books) an Intermediate one and only 6,7% (1 book) an In-depth treatment. Furthermore, just 46,7% (7 books) include specific exercises or activities on the topic. These finding highlight a significant theoretical and methodological gap, undermining students proper conceptual understanding of magnetic materials. |
| Keywords: | Materiais Magnéticos Magnetic Materials TAD PNLD Análise de Conteúdo Content Analysis |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | PINHEIRO, Matheus Max. Materiais Magnéticos: como são abordados em alguns livros didáticos voltados ao Ensino Médio. 2025. 48 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47644 |
| Date of defense: | 19-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MateriaisMagneticosComo.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
