Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Matheus Max-
dc.date.accessioned2025-11-11T14:07:57Z-
dc.date.available2025-11-11T14:07:57Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Matheus Max. Materiais Magnéticos: como são abordados em alguns livros didáticos voltados ao Ensino Médio. 2025. 48 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47644-
dc.description.abstractThe magnetic properties of matter is a topic often neglected and overly simplified in high school Physics textbooks. This study conducts a survey of 15 textbooks provided by PNLD 2018 and PNLD 2026. The methodology is grounded in Yves Chevallard’s Anthropological Theory of the Didactic (ATD), with its analytical framework reinforced by Bittar’s proposal, which segments content into course sections and proposed activities. Additionally, Bardin’s Content Analysis is employed to categorize and codify the conceptual depth levels related to magnetic materials (ferromagnetic, paramagnetic and diamagnetic) into three tiers: Superficial, Intermediate and In-depth. Results reveal that 53,3% (8 books) adopt a Superficial approach, 40% (6 books) an Intermediate one and only 6,7% (1 book) an In-depth treatment. Furthermore, just 46,7% (7 books) include specific exercises or activities on the topic. These finding highlight a significant theoretical and methodological gap, undermining students proper conceptual understanding of magnetic materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais Magnéticospt_BR
dc.subjectMagnetic Materialspt_BR
dc.subjectTADpt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectContent Analysispt_BR
dc.titleMateriais Magnéticos: como são abordados em alguns livros didáticos voltados ao Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coimbra, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, José de los Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3910065518034212pt_BR
dc.contributor.referee2Avendano, Ariadne de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7216044084091033pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs propriedades magnéticas da matéria é um tema frequentemente negligenciado e extremamente simplificado nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Este trabalho visa a realização de uma sondagem de 15 livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2018 e PNLD 2026. A metodologia se apoia na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, cuja estrutura analítica é reforçada pela proposta de Bittar, segmentando o conteúdo em parte curso e parte atividades propostas. Adicionalmente, emprega-se a Análise de Conteúdo de Bardin, para categorizar e codificar os níveis de aprofundamento conceitual referente aos materiais magnéticos (ferromagnético, paramagnético e diamagnético) em três níveis: Superficial, Intermediário e Aprofundado. Os resultados revelam que 53,3% (8 livros) apresentam abordagem Superficial, 40% (6 livros) Intermediária e apenas 6,7% (1 livro) Aprofundada. Ademais, apenas 46,7% (7 livros) incluem exercícios ou atividades específicas sobre o tema. Esses resultados evidenciam uma significativa lacuna teórica e metodológica, prejudicando a formação conceitual adequada dos estudantes sobre os materiais magnéticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.orcid.putcode196693410-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MateriaisMagneticosComo.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.