Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47617| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Entre as quadras e o cuidado: uma experiência de uma estudante de enfermagem atleta no esporte universitário |
| Título (s) alternativo (s): | Between the courts and care: an experience of a nursing student athlete in university sports |
| Autor: | Rodrigues, Ana Maria Cordeiro |
| Primer orientador: | Carvalho, Antonio José Lana de |
| Primer miembro de la banca: | Araújo, Suely Amorim de |
| Segundo miembro de la banca: | Scalia, Luana Araújo Macedo |
| Tercer miembro de la banca: | Nascimento, Kelly Veridiany do |
| Resumen: | Tendo em vista a relevância de abordar sobre a relação entre a prática esportiva universitária e a formação acadêmica de enfermagem evidenciando a complexidade das experiências de estudantes que vivem essa dupla jornada, o presente estudo trata-se de um relato de experiência de uma estudante de enfermagem atleta universitária. Para tanto, foi necessário descrever os principais desafios e contribuições dessa experiência para sua formação acadêmica, analisar os meios de enfrentamento na conciliação das demandas curriculares com a rotina do esporte, refletir sobre o desenvolvimento de habilidades relevantes para a atuação profissional, além de evidenciar os impactos físicos, mentais e sociais dessa dupla jornada como graduanda e atleta universitária. Realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em métodos descritivos e observacionais.Diante disso, verificou-se que, essa jornada multifacetada é caracterizada pela dificuldade de conciliação entre os compromissos esportivos e a carga acadêmica intensa, a ausência de normativas institucionais que assegurem os direitos dos estudantes/atletas e contemplem suas particularidades, o esporte como ferramenta potente na promoção de saúde proporcionando melhora significativa no âmbito físico, mental, social e qualidade de vida, além de ser potencializador no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais no exercício da enfermagem como trabalho em equipe, empatia, liderança e autocuidado. Portanto, foi possível concluir que o esporte ultrapassa o campo físico, ampliando a compreensão do processo formativo em enfermagem, ao valorizar estas experiências extracurriculares como dimensões legítimas e complementares da formação integral do futuro profissional de saúde. |
| Abstract: | Given the relevance of addressing the relationship between university sports practice and nursing academic training, highlighting the complexity of the experiences of students who live this dual journey, this study is a report on the experience of a nursing student and university athlete. To this end, it was necessary to describe the mainchallenges and contributions of this experience to her academic development, analyze the coping mechanisms for reconciling curricular demands with the routine of sports, reflect on the development of skills relevant to professional performance, and highlight the physical, mental, and social impacts of this dual journey as an undergraduate student and university athlete. Therefore, a qualitative approach was conducted, based on descriptive and observational methods. Therefore, it was found that this multifaceted journey is characterized by the difficulty of reconciling athletic commitments with the intense academic workload, the lack of institutional regulations that ensure the rights of students/athletes and consider their particularities, and the use of sport as a powerful tool in promoting health, providing significant improvements in physical, mental, and social aspects, as well as quality of life. It also enhances the development of fundamental professional skills in nursing, such as teamwork, empathy, leadership, and self-care. Therefore, it was possible to conclude that sport goes beyond the physical realm, broadening the understanding of the nursing educational process by valuing these extracurricular experiences as legitimate and complementary dimensions of the comprehensive training of future healthcare professionals. |
| Palabras clave: | enfermagem nursing esportes sports atletas universitários college athletes cuidados de enfermagem nursing care formação profissional professional training |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | RODRIGUES, Ana Maria Cordeiro. Entre as quadras e o cuidado: uma experiência de uma estudante de enfermagem atleta no esporte universitário. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47617 |
| Fecha de defensa: | 11-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EntreQuadrasCuidado.pdf | TCC | 56.32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
