Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosul |
| Título(s) alternativo(s): | La ciudad como laboratorio de arte: un estudio sobre la obra "Batimento" de Túlio Pinto en la 13ª Bienal del Mercosur |
| Autor(es): | Silva, Isaque Xavier Valentim da |
| Primeiro orientador: | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
| Primeiro coorientador: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
| Primeiro membro da banca: | Canas, Adriano Tomitão |
| Segundo membro da banca: | Knaak, Bianca |
| Resumo: | O texto apresentando aqui aborda intervenções artísticas e exposições ao ar livre como uma maneira de apresentar obras de arte em espaços públicos, visando uma interação mais direta entre a arte e os espaços comuns das cidades. A pesquisa tece investigações históricas e contemporâneas sobre intervenções artísticas tridimensionais que acontecem em espaços abertos da cidade, contribuindo para a atualização dos estudos sobre arte e cidade. Essas buscas traçadas aqui estão atreladas à instalação urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, apresentada na 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2022. Que discursões são possíveis de serem feitas sob o tecido conectado sobre os prédios de uma avenida? O texto é construído sob uma ótica da cidade como um laboratório de experimentações em artes, uma vez que oferece diferentes elementos e dispositivos para a construção artística e social de intervenções. Entrelaça-se sobre o estudo autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre outros. Busca-se debater aqui, a partir de “Batimento”, as alterações na paisagem e as marcas no espaço urbano causadas por intervenções artísticas em espaços abertos da cidade. |
| Abstract: | El texto aquí presentado aborda las intervenciones artísticas y las exposiciones al aire libre como una forma de presentar obras de arte en espacios públicos, con el objetivo de lograr una interacción más directa entre el arte y los espacios comunes de las ciudades. La investigación teje indagaciones históricas y contemporáneas sobre intervenciones artísticas tridimensionales que ocurren en los espacios abiertos de la ciudad, contribuyendo a la actualización de los estudios sobre arte y ciudad. Estas búsquedas trazadas aquí están vinculadas a la instalación urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, presentada en la 13ª Bienal del Mercosur, en Porto Alegre, en 2022. ¿Qué discusiones son posibles de realizar sobre el tejido conectado entre los edificios de una avenida? El texto se construye en una perspectiva de la ciudad como un laboratorio de experimentaciones artísticas, ya que ofrece diferentes elementos y dispositivos para la construcción artística y social de intervenciones. Se entrelaza con el estudio de autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre otros. Se busca debatir aquí, a partir de “Batimento”, las alteraciones en el paisaje y las marcas en el espacio urbano causadas por las intervenciones artísticas en los espacios abiertos de la ciudad. |
| Palavras-chave: | Arte e cidade Bienal do Mercosul Batimento Túlio Pinto |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Assunto: | Arquitetura Artes Cidades e vilas na arte |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
| Referência: | SILVA, Isaque Xavier Valentim da. A cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosul. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615 |
| Data de defesa: | 23-Set-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CidadeLaboratorioArte.pdf | Dissertação. | 9.74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
