Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Isaque Xavier Valentim da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-07T16:09:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-07T16:09:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Isaque Xavier Valentim da. A cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosul. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615 | - |
| dc.description.abstract | El texto aquí presentado aborda las intervenciones artísticas y las exposiciones al aire libre como una forma de presentar obras de arte en espacios públicos, con el objetivo de lograr una interacción más directa entre el arte y los espacios comunes de las ciudades. La investigación teje indagaciones históricas y contemporáneas sobre intervenciones artísticas tridimensionales que ocurren en los espacios abiertos de la ciudad, contribuyendo a la actualización de los estudios sobre arte y ciudad. Estas búsquedas trazadas aquí están vinculadas a la instalación urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, presentada en la 13ª Bienal del Mercosur, en Porto Alegre, en 2022. ¿Qué discusiones son posibles de realizar sobre el tejido conectado entre los edificios de una avenida? El texto se construye en una perspectiva de la ciudad como un laboratorio de experimentaciones artísticas, ya que ofrece diferentes elementos y dispositivos para la construcción artística y social de intervenciones. Se entrelaza con el estudio de autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre otros. Se busca debatir aquí, a partir de “Batimento”, las alteraciones en el paisaje y las marcas en el espacio urbano causadas por las intervenciones artísticas en los espacios abiertos de la ciudad. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arte e cidade | pt_BR |
| dc.subject | Bienal do Mercosul | pt_BR |
| dc.subject | Batimento | pt_BR |
| dc.subject | Túlio Pinto | pt_BR |
| dc.title | A cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosul | pt_BR |
| dc.title.alternative | La ciudad como laboratorio de arte: un estudio sobre la obra "Batimento" de Túlio Pinto en la 13ª Bienal del Mercosur | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Ferraz, Tatiana Sampaio | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7418850625833514 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4236535095408406 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Canas, Adriano Tomitão | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8790107675203230 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Knaak, Bianca | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2907083237085802 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3280650368866401 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O texto apresentando aqui aborda intervenções artísticas e exposições ao ar livre como uma maneira de apresentar obras de arte em espaços públicos, visando uma interação mais direta entre a arte e os espaços comuns das cidades. A pesquisa tece investigações históricas e contemporâneas sobre intervenções artísticas tridimensionais que acontecem em espaços abertos da cidade, contribuindo para a atualização dos estudos sobre arte e cidade. Essas buscas traçadas aqui estão atreladas à instalação urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, apresentada na 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2022. Que discursões são possíveis de serem feitas sob o tecido conectado sobre os prédios de uma avenida? O texto é construído sob uma ótica da cidade como um laboratório de experimentações em artes, uma vez que oferece diferentes elementos e dispositivos para a construção artística e social de intervenções. Entrelaça-se sobre o estudo autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre outros. Busca-se debater aqui, a partir de “Batimento”, as alterações na paisagem e as marcas no espaço urbano causadas por intervenções artísticas em espaços abertos da cidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 135 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | e0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453 | - |
| dc.subject.autorizado | Arquitetura | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Artes | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Cidades e vilas na arte | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CidadeLaboratorioArte.pdf | Dissertação. | 9.74 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
