Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Isaque Xavier Valentim da-
dc.date.accessioned2025-11-07T16:09:23Z-
dc.date.available2025-11-07T16:09:23Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Isaque Xavier Valentim da. A cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosul. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47615-
dc.description.abstractEl texto aquí presentado aborda las intervenciones artísticas y las exposiciones al aire libre como una forma de presentar obras de arte en espacios públicos, con el objetivo de lograr una interacción más directa entre el arte y los espacios comunes de las ciudades. La investigación teje indagaciones históricas y contemporáneas sobre intervenciones artísticas tridimensionales que ocurren en los espacios abiertos de la ciudad, contribuyendo a la actualización de los estudios sobre arte y ciudad. Estas búsquedas trazadas aquí están vinculadas a la instalación urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, presentada en la 13ª Bienal del Mercosur, en Porto Alegre, en 2022. ¿Qué discusiones son posibles de realizar sobre el tejido conectado entre los edificios de una avenida? El texto se construye en una perspectiva de la ciudad como un laboratorio de experimentaciones artísticas, ya que ofrece diferentes elementos y dispositivos para la construcción artística y social de intervenciones. Se entrelaza con el estudio de autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre otros. Se busca debatir aquí, a partir de “Batimento”, las alteraciones en el paisaje y las marcas en el espacio urbano causadas por las intervenciones artísticas en los espacios abiertos de la ciudad.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e cidadept_BR
dc.subjectBienal do Mercosulpt_BR
dc.subjectBatimentopt_BR
dc.subjectTúlio Pintopt_BR
dc.titleA cidade como laboratório de arte: um estudo sobre a obra “Batimento” de Túlio Pinto na 13ª Bienal do Mercosulpt_BR
dc.title.alternativeLa ciudad como laboratorio de arte: un estudio sobre la obra "Batimento" de Túlio Pinto en la 13ª Bienal del Mercosurpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418850625833514pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee1Canas, Adriano Tomitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8790107675203230pt_BR
dc.contributor.referee2Knaak, Bianca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907083237085802pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280650368866401pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO texto apresentando aqui aborda intervenções artísticas e exposições ao ar livre como uma maneira de apresentar obras de arte em espaços públicos, visando uma interação mais direta entre a arte e os espaços comuns das cidades. A pesquisa tece investigações históricas e contemporâneas sobre intervenções artísticas tridimensionais que acontecem em espaços abertos da cidade, contribuindo para a atualização dos estudos sobre arte e cidade. Essas buscas traçadas aqui estão atreladas à instalação urbana “Batimento”, de Túlio Pinto, apresentada na 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2022. Que discursões são possíveis de serem feitas sob o tecido conectado sobre os prédios de uma avenida? O texto é construído sob uma ótica da cidade como um laboratório de experimentações em artes, uma vez que oferece diferentes elementos e dispositivos para a construção artística e social de intervenções. Entrelaça-se sobre o estudo autores como Santos (1985), Krauss (1979), Argan (2014), Canclini (1984), Sansão (2013), Campbell (2018), Lynch (1997), Ferrara (2000, 2012), Furegatti (2007), Fidelis (2005), Ferraz (2006, 2024), Motta (2005), Pallamin (2000), Brissac (1994, 2002, 2002, 2006) entre outros. Busca-se debater aqui, a partir de “Batimento”, as alterações na paisagem e as marcas no espaço urbano causadas por intervenções artísticas em espaços abertos da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.524pt_BR
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoCidades e vilas na artept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CidadeLaboratorioArte.pdfDissertação.9.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.