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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-3636-0596
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Rei da Vela pelo teatro Oficina (2017): entre a espinafração das permanências e o apelo ancestral por reexistência
Título(s) alternativo(s): Rei da Vela by Teatro Oficina (2017): between the critique of permanence and the ancestral appeal for re-existence
Autor(es): Rodrigues, Junior Sebastião Castanheira
Primeiro orientador: Costa, Rodrigo de Freitas
Primeiro membro da banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Segundo membro da banca: Oliveira, Sirley Cristina
Terceiro membro da banca: Paranhos, Kátia Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa almeja discutir a reencenação de O rei da vela (2017) pelo Teatro Oficina com foco na discussão política realizada através das influências artísticas mobilizadas no espetáculo. Para o desenvolvimento desta dissertação foram analisadas as experimentações estéticas assimiladas pelo Oficina após a primeira encenação do texto dramático de Oswald de Andrade, no ano de 1967, deflagradora de um rico processo de transformação da companhia que foi liderada pelo ator e diretor José Celso Martinez Corrêa por mais de seis décadas. Investigamos o redimensionamento do fazer teatral a partir de três concepções-chave para a compreensão do Oficina nas últimas décadas: te-ato, terreyro eletrônico e tragicomédiaorgya. A partir deste direcionamento, foi debatida a construção estética da remontagem de O rei da vela por meio da análise de cenas importantes ao desenvolvimento do espetáculo, em articulação com a história política recente do Brasil, especialmente suas permanências. Por fim, com o objetivo de aprofundar a historicidade da reencenação, analisamos o processo histórico da luta pelo Parque do Rio Bixiga e do Movimento Bixigão, evocados direta e indiretamente ao final de cada espetáculo enquanto sua faceta metateatral, consistente no apelo por uma perspectiva de urbanização popular para o bairro do Bixiga.
Abstract: This research aims to discuss the re-enactment of O Rei da Vela (2017) by Teatro Oficina with a focus on the political discussion carried out through the artistic influences mobilized in the show. For the development of this dissertation, the aesthetic experiments assimilated by Oficina after the first staging of Oswald de Andrade's dramatic text, in 1967, were analyzed, triggering a rich transformation process for the company that was led by actor and director José Celso Martinez Corrêa for more than six decades. We investigated the resizing of theatrical production based on three key concepts for understanding Oficina in recent decades: te-ato, electronic terreyro and tragicomedyorgya. Based on this direction, the aesthetic construction of the revival of The King of Vela was debated through the analysis of important scenes in the development of the show, in conjunction with the recent political history of Brazil, especially its permanence. Finally, with the aim of deepening the historicity of the reenactment, we analyzed the historical process of the struggle for Parque do Rio Bixiga and the Bixigão Movement, evoked directly and indirectly at the end of each show as its metatheatrical facet, consisting of the appeal for a perspective of popular urbanization for the Bixiga neighborhood.
Palavras-chave: Teatro Oficina.
Teatro Oficina
O rei da Vela
O rei da vela
Antropofagia
Anthropophagy
Parque do Bixiga
Bixiga River Park
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Assunto: História
Antropofagia na arte
Teatro brasileiro
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: RODRIGUES, Junior Sebastião Castanheira. O Rei da Vela pelo teatro Oficina (2017): entre a espinafração das permanências e o apelo ancestral por reexistência. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5067.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5067
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47612
Data de defesa: 25-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

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