Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Junior Sebastião Castanheira-
dc.date.accessioned2025-11-07T14:50:10Z-
dc.date.available2025-11-07T14:50:10Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Junior Sebastião Castanheira. O Rei da Vela pelo teatro Oficina (2017): entre a espinafração das permanências e o apelo ancestral por reexistência. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5067.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47612-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the re-enactment of O Rei da Vela (2017) by Teatro Oficina with a focus on the political discussion carried out through the artistic influences mobilized in the show. For the development of this dissertation, the aesthetic experiments assimilated by Oficina after the first staging of Oswald de Andrade's dramatic text, in 1967, were analyzed, triggering a rich transformation process for the company that was led by actor and director José Celso Martinez Corrêa for more than six decades. We investigated the resizing of theatrical production based on three key concepts for understanding Oficina in recent decades: te-ato, electronic terreyro and tragicomedyorgya. Based on this direction, the aesthetic construction of the revival of The King of Vela was debated through the analysis of important scenes in the development of the show, in conjunction with the recent political history of Brazil, especially its permanence. Finally, with the aim of deepening the historicity of the reenactment, we analyzed the historical process of the struggle for Parque do Rio Bixiga and the Bixigão Movement, evoked directly and indirectly at the end of each show as its metatheatrical facet, consisting of the appeal for a perspective of popular urbanization for the Bixiga neighborhood.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Oficina.pt_BR
dc.subjectTeatro Oficinapt_BR
dc.subjectO rei da Velapt_BR
dc.subjectO rei da velapt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectAnthropophagypt_BR
dc.subjectParque do Bixigapt_BR
dc.subjectBixiga River Parkpt_BR
dc.titleO Rei da Vela pelo teatro Oficina (2017): entre a espinafração das permanências e o apelo ancestral por reexistênciapt_BR
dc.title.alternativeRei da Vela by Teatro Oficina (2017): between the critique of permanence and the ancestral appeal for re-existencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Sirley Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135737425773847pt_BR
dc.contributor.referee3Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4414841489872309pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa almeja discutir a reencenação de O rei da vela (2017) pelo Teatro Oficina com foco na discussão política realizada através das influências artísticas mobilizadas no espetáculo. Para o desenvolvimento desta dissertação foram analisadas as experimentações estéticas assimiladas pelo Oficina após a primeira encenação do texto dramático de Oswald de Andrade, no ano de 1967, deflagradora de um rico processo de transformação da companhia que foi liderada pelo ator e diretor José Celso Martinez Corrêa por mais de seis décadas. Investigamos o redimensionamento do fazer teatral a partir de três concepções-chave para a compreensão do Oficina nas últimas décadas: te-ato, terreyro eletrônico e tragicomédiaorgya. A partir deste direcionamento, foi debatida a construção estética da remontagem de O rei da vela por meio da análise de cenas importantes ao desenvolvimento do espetáculo, em articulação com a história política recente do Brasil, especialmente suas permanências. Por fim, com o objetivo de aprofundar a historicidade da reencenação, analisamos o processo histórico da luta pelo Parque do Rio Bixiga e do Movimento Bixigão, evocados direta e indiretamente ao final de cada espetáculo enquanto sua faceta metateatral, consistente no apelo por uma perspectiva de urbanização popular para o bairro do Bixiga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration153pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5067pt_BR
dc.orcid.putcode196373771-
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoAntropofagia na artept_BR
dc.subject.autorizadoTeatro brasileiropt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReiVelaTeatro.pdf2.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.