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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Mercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Física |
| Título (s) alternativo (s): | The market for educational planning: implications for pedagogical work in Physical Education |
| Autor: | Veiga, Cássio Gozuen |
| Primer orientador: | Amaral, Gislene Alves do |
| Primer miembro de la banca: | Teodoro, Bruno Gonzaga |
| Segundo miembro de la banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
| Resumen: | Este trabalho aborda o tema do planejamento de ensino objetivando analisar os materiais vendidos na internet voltados à Educação Física, fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Foram selecionados e adquiridos quatro produtos divulgados em redes sociais, submetidos à análise hermenêutica-dialética, tendo como referência os conceitos de conteúdo/conhecimento escolar da PHC e o papel do professor na sua produção para fins de ensino. Os materiais adquiridos e analisados seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reproduzindo a lógica das competências e apresentam lacunas quanto aos elementos do planejamento sob a ótica didática. Embora prometam otimizar a rotina docente, não oferecem base suficiente para uma suposta aplicação direta em sala, como prometem. Conclui-se que esses produtos fragilizam a autonomia do professor e refletem a precarização do trabalho docente. |
| Abstract: | This paper addresses the topic of teaching planning, aiming to analyze materials sold on the internet for Physical Education, based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy (PHC). Four products advertised on social networks were selected and acquired, subjected to hermeneutic-dialectical analysis, using as reference the concepts of content/school knowledge of the PHC and the role of the teacher in their production for teaching purposes. The materials acquired and analyzed follow the National Common Curricular Base (BNCC), reproducing the logic of competencies, and present gaps regarding the elements of planning from a didactic perspective. Although they promise to optimize the teaching routine, they do not offer a sufficient basis for a supposed direct application in the classroom, as they promise. It is concluded that these products weaken the teacher's autonomy and reflect the precariousness of teaching work. |
| Palabras clave: | Educação física escolar Planos de aula Conteúdos de ensino Materiais didáticos |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | VEIGA, Cássio Gozuen. Mercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Física. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611 |
| Fecha de defensa: | 6-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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