Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Física
Título (s) alternativo (s): The market for educational planning: implications for pedagogical work in Physical Education
Autor: Veiga, Cássio Gozuen
Primer orientador: Amaral, Gislene Alves do
Primer miembro de la banca: Teodoro, Bruno Gonzaga
Segundo miembro de la banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Resumen: Este trabalho aborda o tema do planejamento de ensino objetivando analisar os materiais vendidos na internet voltados à Educação Física, fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Foram selecionados e adquiridos quatro produtos divulgados em redes sociais, submetidos à análise hermenêutica-dialética, tendo como referência os conceitos de conteúdo/conhecimento escolar da PHC e o papel do professor na sua produção para fins de ensino. Os materiais adquiridos e analisados seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reproduzindo a lógica das competências e apresentam lacunas quanto aos elementos do planejamento sob a ótica didática. Embora prometam otimizar a rotina docente, não oferecem base suficiente para uma suposta aplicação direta em sala, como prometem. Conclui-se que esses produtos fragilizam a autonomia do professor e refletem a precarização do trabalho docente.
Abstract: This paper addresses the topic of teaching planning, aiming to analyze materials sold on the internet for Physical Education, based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy (PHC). Four products advertised on social networks were selected and acquired, subjected to hermeneutic-dialectical analysis, using as reference the concepts of content/school knowledge of the PHC and the role of the teacher in their production for teaching purposes. The materials acquired and analyzed follow the National Common Curricular Base (BNCC), reproducing the logic of competencies, and present gaps regarding the elements of planning from a didactic perspective. Although they promise to optimize the teaching routine, they do not offer a sufficient basis for a supposed direct application in the classroom, as they promise. It is concluded that these products weaken the teacher's autonomy and reflect the precariousness of teaching work.
Palabras clave: Educação física escolar
Planos de aula
Conteúdos de ensino
Materiais didáticos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VEIGA, Cássio Gozuen. Mercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Física. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611
Fecha de defensa: 6-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MercadoPlanejamentoEnsino.pdf625.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.