Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVeiga, Cássio Gozuen-
dc.date.accessioned2025-11-07T13:29:46Z-
dc.date.available2025-11-07T13:29:46Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationVEIGA, Cássio Gozuen. Mercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Física. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47611-
dc.description.abstractThis paper addresses the topic of teaching planning, aiming to analyze materials sold on the internet for Physical Education, based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy (PHC). Four products advertised on social networks were selected and acquired, subjected to hermeneutic-dialectical analysis, using as reference the concepts of content/school knowledge of the PHC and the role of the teacher in their production for teaching purposes. The materials acquired and analyzed follow the National Common Curricular Base (BNCC), reproducing the logic of competencies, and present gaps regarding the elements of planning from a didactic perspective. Although they promise to optimize the teaching routine, they do not offer a sufficient basis for a supposed direct application in the classroom, as they promise. It is concluded that these products weaken the teacher's autonomy and reflect the precariousness of teaching work.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectConteúdos de ensinopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.titleMercado de planejamento do ensino: implicações para o trabalho pedagógico na Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe market for educational planning: implications for pedagogical work in Physical Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Gislene Alves do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901901852545413pt_BR
dc.contributor.referee1Teodoro, Bruno Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742489230149711pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3769985504238067pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema do planejamento de ensino objetivando analisar os materiais vendidos na internet voltados à Educação Física, fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Foram selecionados e adquiridos quatro produtos divulgados em redes sociais, submetidos à análise hermenêutica-dialética, tendo como referência os conceitos de conteúdo/conhecimento escolar da PHC e o papel do professor na sua produção para fins de ensino. Os materiais adquiridos e analisados seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reproduzindo a lógica das competências e apresentam lacunas quanto aos elementos do planejamento sob a ótica didática. Embora prometam otimizar a rotina docente, não oferecem base suficiente para uma suposta aplicação direta em sala, como prometem. Conclui-se que esses produtos fragilizam a autonomia do professor e refletem a precarização do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MercadoPlanejamentoEnsino.pdf625.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.