Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47593| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Vínculos intergeracionais na arte: uma análise da obra As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, sob a ótica da Psicologia histórico-cultural |
| Título(s) alternativo(s): | Intergenerational links in art: an analysis of the work The Most Beautiful Things in the World, by Valter Hugo Mãe, from the perspective of historical-cultural psychology |
| Autor(es): | Floriano, Iza Mello |
| Primeiro orientador: | Combinato, Denise Stefanoni |
| Primeiro membro da banca: | Montagnero, Alexandre Vianna |
| Segundo membro da banca: | Azevedo, Lorraine Possamai Salvador |
| Resumo: | Este trabalho propõe uma análise da obra As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe (2019), a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural, mais especificamente da Psicologia da Arte, conforme proposta por Vigotski (1999). O objetivo central é compreender como a literatura pode expressar e simbolizar experiências subjetivas e sociais, com destaque para a relação intergeracional entre avô e neto. Ao abordar temas como memória, afetividade, luto e construção de valores, a obra literária é analisada enquanto instrumento de mediação estética que pode contribuir para a formação da subjetividade. Nessa obra, a figura do avô se destaca como mediador emocional e simbólico, promovendo o desenvolvimento do neto por meio do afeto, da escuta e da provocação reflexiva. Assim, a literatura, apresenta-se como um potencial de humanização, capaz de reorganizar emoções, ampliar sentidos e produzir efeitos transformadores sobre o sujeito. |
| Abstract: | : This paper proposes an analysis of the work The Most Beautiful Things in the World, by Valter Hugo Mãe (2019), from the perspective of historical-cultural psychology, more specifically the Psychology of Art, as proposed by Vygotsky (1999). The main objective is to understand how literature can express and symbolize subjective and social experiences, with emphasis on the intergenerational relationship between grandfather and grandson. By addressing themes such as memory, affectivity, mourning, and the construction of values, the literary work is analyzed as an instrument of aesthetic mediation that can contribute to the formation of subjectivity. In this work, the figure of the grandfather stands out as an emotional and symbolic mediator, fostering the grandson’s development through affection, attentive listening, and reflective provocation. Thus, literature is presented as a potential for humanization, capable of reorganizing emotions, expanding senses, and producing transformative effects on the subject |
| Palavras-chave: | Psicologia Arte Literatura Desenvolvimento Humano Relação entre gerações |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | FLORIANO, Iza Mello. Vínculos intergeracionais na arte: uma análise da obra As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, sob a ótica da Psicologia histórico-cultural. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47593 |
| Data de defesa: | 22-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VinculosIntergeracionaisArte.pdf | 253.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
