Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47592
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma sequência didática sobre extração de DNA para o ensino de genética de jovens e adultos.
Título (s) alternativo (s): A teaching sequence on DNA extraction for teaching genetics to young people and adults
Autor: Costa, Andreia Rodrigues da
Primer orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primer miembro de la banca: Soares, Danúbia Magalhães
Segundo miembro de la banca: Tavares Júnior, Melchior José
Tercer miembro de la banca: Sampaio, Diana Salles
Resumen: A EJA apresenta particularidades que a torna bastante diferente da educação regular, e grande parte de seus estudantes geralmente estão há anos fora da escola. O currículo da EJA, traz todo conteúdo de cada série para ser desenvolvido em um semestre, deixando um tempo curto para o trabalho de cada matéria. Acreditamos que haja a necessidade de uma formação com novas configurações para o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de aproximar cada vez mais esses sujeitos dos espaços sociais e profissionais. Assim, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que objetiva elaborar e implementar uma sequência didática sobre genética para a 3 série do ensino médio da EJA em uma escola da rede estadual na cidade de Araguari – MG, em que foram abordados conhecimentos teórico-práticos e os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar a extração de DNA, avaliando as contribuições dessa proposta para a aprendizagem de genética dos estudantes. A sequência didática elaborada foi constituída por um conjunto de 5 aulas, sendo uma aula teórica e quatro aulas práticas. Utilizamos quatro instrumentos de coleta de dados de pesquisa, sendo, os roteiros de aula prática, jogo quiz na plataforma kahoot, diário de bordo e entrevista estruturada. Nossos resultados revelam que metodologias diferenciadas auxiliaram no aprendizado de conteúdos de genética pelos estudantes da EJA. As aulas práticas, com especial destaque para a extração de DNA, representam uma novidade para muitos deles, pois não está presente na sua rotina escolar e por despertar o interesse e auxiliar na aprendizagem, devem ser mais exploradas.
Abstract: There is a need for training with new configurations for the Youth and Adult Education (YAE) curriculum in order to increasingly bring these subjects closer to social and professional spaces. YAE has particularities that make it quite different from regular education, and most of its students are usually out of school for years. On the other hand, the YAE curriculum brings all the content of each series to be developed in one semester, leaving a short time for the work of each subject. The objective of this work was to develop and implement a didactic sequence on genetics for the 3rd year of YAE high school in a state school in the city of Araguari - MG, in which theoretical and practical knowledge was addressed and students had the opportunity to experiment with DNA extraction, evaluating the contributions of this proposal to students' learning about genetics. Our study is characterized as a qualitative research. The didactic sequence consisted of a set of 5 classes, one theoretical class and four practical classes. We used four research data collection instruments, namely, practical class scripts, quiz game on the kahoot platform, logbook and structured interview. Our results show that differentiated methodologies help YAE students to learn content such as genetics. The practical classes, with special emphasis on DNA extraction, represent a novelty that for many of them, as it is not present in their school routine and because it arouses interest and helps in learning, should be further explored.
Palabras clave: Aulas práticas
Educação de Jovens e Adultos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tema: Ciências - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Professores de educação de jovens e adultos
DNA
Genética
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: COSTA, Andréia Rodrigues da. Uma sequência didática sobre extração de DNA para o ensino de genética de jovens e adultos. 2025. 89 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5199.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5199.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47592
Fecha de defensa: 28-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequênciaDidáticaSobre.pdf2.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.