Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47592
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta, Andreia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-11-06T16:16:31Z-
dc.date.available2025-11-06T16:16:31Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Andréia Rodrigues da. Uma sequência didática sobre extração de DNA para o ensino de genética de jovens e adultos. 2025. 89 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5199.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47592-
dc.description.abstractThere is a need for training with new configurations for the Youth and Adult Education (YAE) curriculum in order to increasingly bring these subjects closer to social and professional spaces. YAE has particularities that make it quite different from regular education, and most of its students are usually out of school for years. On the other hand, the YAE curriculum brings all the content of each series to be developed in one semester, leaving a short time for the work of each subject. The objective of this work was to develop and implement a didactic sequence on genetics for the 3rd year of YAE high school in a state school in the city of Araguari - MG, in which theoretical and practical knowledge was addressed and students had the opportunity to experiment with DNA extraction, evaluating the contributions of this proposal to students' learning about genetics. Our study is characterized as a qualitative research. The didactic sequence consisted of a set of 5 classes, one theoretical class and four practical classes. We used four research data collection instruments, namely, practical class scripts, quiz game on the kahoot platform, logbook and structured interview. Our results show that differentiated methodologies help YAE students to learn content such as genetics. The practical classes, with special emphasis on DNA extraction, represent a novelty that for many of them, as it is not present in their school routine and because it arouses interest and helps in learning, should be further explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleUma sequência didática sobre extração de DNA para o ensino de genética de jovens e adultos.pt_BR
dc.title.alternativeA teaching sequence on DNA extraction for teaching genetics to young people and adultspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Danúbia Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244926117098124pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee3Sampaio, Diana Salles-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724989442153807pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7883915870028877pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA EJA apresenta particularidades que a torna bastante diferente da educação regular, e grande parte de seus estudantes geralmente estão há anos fora da escola. O currículo da EJA, traz todo conteúdo de cada série para ser desenvolvido em um semestre, deixando um tempo curto para o trabalho de cada matéria. Acreditamos que haja a necessidade de uma formação com novas configurações para o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de aproximar cada vez mais esses sujeitos dos espaços sociais e profissionais. Assim, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que objetiva elaborar e implementar uma sequência didática sobre genética para a 3 série do ensino médio da EJA em uma escola da rede estadual na cidade de Araguari – MG, em que foram abordados conhecimentos teórico-práticos e os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar a extração de DNA, avaliando as contribuições dessa proposta para a aprendizagem de genética dos estudantes. A sequência didática elaborada foi constituída por um conjunto de 5 aulas, sendo uma aula teórica e quatro aulas práticas. Utilizamos quatro instrumentos de coleta de dados de pesquisa, sendo, os roteiros de aula prática, jogo quiz na plataforma kahoot, diário de bordo e entrevista estruturada. Nossos resultados revelam que metodologias diferenciadas auxiliaram no aprendizado de conteúdos de genética pelos estudantes da EJA. As aulas práticas, com especial destaque para a extração de DNA, representam uma novidade para muitos deles, pois não está presente na sua rotina escolar e por despertar o interesse e auxiliar na aprendizagem, devem ser mais exploradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5199.pt_BR
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores de educação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.autorizadoDNApt_BR
dc.subject.autorizadoGenéticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SequênciaDidáticaSobre.pdf2.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.