Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47564
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-4186-986X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Antonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963 - 1971)
Título (s) alternativo (s): Antonio Bivar and O cão siamês/Alzira Power: history and theatrical experiments (1963 - 1971)
Autor: Portela, Gustavo Spadin
Primer orientador: Paranhos, Kátia Rodrigues
Primer miembro de la banca: Fiuza, Sandra Alves
Segundo miembro de la banca: Branco, Edwar de Alencar Castelo
Resumen: A presente pesquisa visa contribuir com a produção acadêmica sobre o teatro brasileiro do final da década de 1960 a partir da análise do texto dramático O cão siamês de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, de Antonio Bivar, escrito e encenado pela primeira vez em 1969. Com o propósito de investigar a localização da obra na historiografia teatral, busquei entender a origem e o impacto da “nova dramaturgia” na cena, o debate acerca do termo “vazio cultural” e a discussão sobre as ações políticas dos artistas de esquerda ocorrida nos anos finais da década de 1960. Ao propor uma narrativa sobre as experiências do dramaturgo, procurei evidenciar as práticas culturais vividas pela parcela social da qual fez parte, responsáveis por criar outras formas e sentidos, e de ocupar o espaço no tempo através do agenciamento de novas experiências subjetivas que reverberaram no que conhecemos como contracultura. Além disso, tentei explorar como o dramaturgo se apropriou dos discursos que constituem a década de 1960 para gerenciar e escrever sua trajetória em obras autobiográficas. Para tanto, utilizei as seguintes fontes históricas: as versões do texto dramático O cão siamês/Alzira Power referente às duas primeiras encenações (1969 e 1971), as críticas redigidas sobre as peças bivarianas, as autobiografias, uma biografia escrita por Maria Lúcia Dahl, e demais publicações de jornais que contribuíram para elucidar tanto o evento da encenação como a trajetória do dramaturgo e os debates do período.
Abstract: This research aims to contribute to the academic production on Brazilian theater in the late 1960s through the analysis of Antonio Bivar’s dramatic text O cão siames de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, written and performed for the first time in 1969. In order to examine the position of the play in theatrical historiography, I aimed to understand the origin and impact of the “new dramaturgy” on the scene, the debate about the notion of a “cultural void” and the discussion that took place in the final years of the 1960s regarding the political actions of leftist artists. By proposing a narrative about the playwright's experiences, I sought to highlight the cultural practices experienced by the social segment of which he was a part, responsible for creating other forms and meanings, and occupying space in time through the agency of new subjective experiences that reverberated in what we know as counterculture. Furthermore, I attempted to explore how the playwright appropriated the past and organized his trajectory in autobiographical works. For this purpose, I used the following historical sources: versions of the dramatic text O cão siamês/Alzira Power referring to the first two productions (1969 and 1971), reviews written about Bivarian plays, autobiographies, a biography written by Maria Lúcia Dahl, and other newspaper publications that contributed to elucidating both the event of the production and the playwright's trajectory and the debates of the period.
Palabras clave: Teatro
Antonio Bivar
Nova dramaturgia
Theater
New dramaturgy
História
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tema: História
Bivar, Antonio, 1939-2020 - Crítica e interpretação
Teatro - Produção e direção
Dramaturgia brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: PORTELA, Gustavo Spadin. Antonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963-1971). 2025. 234 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47564
Fecha de defensa: 24-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AntonioBivarCão.pdfDissertação2.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons