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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPortela, Gustavo Spadin-
dc.date.accessioned2025-11-04T19:04:46Z-
dc.date.available2025-11-04T19:04:46Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationPORTELA, Gustavo Spadin. Antonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963-1971). 2025. 234 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47564-
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the academic production on Brazilian theater in the late 1960s through the analysis of Antonio Bivar’s dramatic text O cão siames de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, written and performed for the first time in 1969. In order to examine the position of the play in theatrical historiography, I aimed to understand the origin and impact of the “new dramaturgy” on the scene, the debate about the notion of a “cultural void” and the discussion that took place in the final years of the 1960s regarding the political actions of leftist artists. By proposing a narrative about the playwright's experiences, I sought to highlight the cultural practices experienced by the social segment of which he was a part, responsible for creating other forms and meanings, and occupying space in time through the agency of new subjective experiences that reverberated in what we know as counterculture. Furthermore, I attempted to explore how the playwright appropriated the past and organized his trajectory in autobiographical works. For this purpose, I used the following historical sources: versions of the dramatic text O cão siamês/Alzira Power referring to the first two productions (1969 and 1971), reviews written about Bivarian plays, autobiographies, a biography written by Maria Lúcia Dahl, and other newspaper publications that contributed to elucidating both the event of the production and the playwright's trajectory and the debates of the period.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAntonio Bivarpt_BR
dc.subjectNova dramaturgiapt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectNew dramaturgypt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAntonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963 - 1971)pt_BR
dc.title.alternativeAntonio Bivar and O cão siamês/Alzira Power: history and theatrical experiments (1963 - 1971)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.contributor.referee1Fiuza, Sandra Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803368127056759pt_BR
dc.contributor.referee2Branco, Edwar de Alencar Castelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7810700788181646pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356607999395926pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa contribuir com a produção acadêmica sobre o teatro brasileiro do final da década de 1960 a partir da análise do texto dramático O cão siamês de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, de Antonio Bivar, escrito e encenado pela primeira vez em 1969. Com o propósito de investigar a localização da obra na historiografia teatral, busquei entender a origem e o impacto da “nova dramaturgia” na cena, o debate acerca do termo “vazio cultural” e a discussão sobre as ações políticas dos artistas de esquerda ocorrida nos anos finais da década de 1960. Ao propor uma narrativa sobre as experiências do dramaturgo, procurei evidenciar as práticas culturais vividas pela parcela social da qual fez parte, responsáveis por criar outras formas e sentidos, e de ocupar o espaço no tempo através do agenciamento de novas experiências subjetivas que reverberaram no que conhecemos como contracultura. Além disso, tentei explorar como o dramaturgo se apropriou dos discursos que constituem a década de 1960 para gerenciar e escrever sua trajetória em obras autobiográficas. Para tanto, utilizei as seguintes fontes históricas: as versões do texto dramático O cão siamês/Alzira Power referente às duas primeiras encenações (1969 e 1971), as críticas redigidas sobre as peças bivarianas, as autobiografias, uma biografia escrita por Maria Lúcia Dahl, e demais publicações de jornais que contribuíram para elucidar tanto o evento da encenação como a trajetória do dramaturgo e os debates do período.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration234pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218pt_BR
dc.orcid.putcode196183519-
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoBivar, Antonio, 1939-2020 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro - Produção e direçãopt_BR
dc.subject.autorizadoDramaturgia brasileirapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

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