Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47564| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-4186-986X |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Antonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963 - 1971) |
| Alternate title (s): | Antonio Bivar and O cão siamês/Alzira Power: history and theatrical experiments (1963 - 1971) |
| Author: | Portela, Gustavo Spadin |
| First Advisor: | Paranhos, Kátia Rodrigues |
| First member of the Committee: | Fiuza, Sandra Alves |
| Second member of the Committee: | Branco, Edwar de Alencar Castelo |
| Summary: | A presente pesquisa visa contribuir com a produção acadêmica sobre o teatro brasileiro do final da década de 1960 a partir da análise do texto dramático O cão siamês de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, de Antonio Bivar, escrito e encenado pela primeira vez em 1969. Com o propósito de investigar a localização da obra na historiografia teatral, busquei entender a origem e o impacto da “nova dramaturgia” na cena, o debate acerca do termo “vazio cultural” e a discussão sobre as ações políticas dos artistas de esquerda ocorrida nos anos finais da década de 1960. Ao propor uma narrativa sobre as experiências do dramaturgo, procurei evidenciar as práticas culturais vividas pela parcela social da qual fez parte, responsáveis por criar outras formas e sentidos, e de ocupar o espaço no tempo através do agenciamento de novas experiências subjetivas que reverberaram no que conhecemos como contracultura. Além disso, tentei explorar como o dramaturgo se apropriou dos discursos que constituem a década de 1960 para gerenciar e escrever sua trajetória em obras autobiográficas. Para tanto, utilizei as seguintes fontes históricas: as versões do texto dramático O cão siamês/Alzira Power referente às duas primeiras encenações (1969 e 1971), as críticas redigidas sobre as peças bivarianas, as autobiografias, uma biografia escrita por Maria Lúcia Dahl, e demais publicações de jornais que contribuíram para elucidar tanto o evento da encenação como a trajetória do dramaturgo e os debates do período. |
| Abstract: | This research aims to contribute to the academic production on Brazilian theater in the late 1960s through the analysis of Antonio Bivar’s dramatic text O cão siames de Alzira Porra-Louca/Alzira Power, written and performed for the first time in 1969. In order to examine the position of the play in theatrical historiography, I aimed to understand the origin and impact of the “new dramaturgy” on the scene, the debate about the notion of a “cultural void” and the discussion that took place in the final years of the 1960s regarding the political actions of leftist artists. By proposing a narrative about the playwright's experiences, I sought to highlight the cultural practices experienced by the social segment of which he was a part, responsible for creating other forms and meanings, and occupying space in time through the agency of new subjective experiences that reverberated in what we know as counterculture. Furthermore, I attempted to explore how the playwright appropriated the past and organized his trajectory in autobiographical works. For this purpose, I used the following historical sources: versions of the dramatic text O cão siamês/Alzira Power referring to the first two productions (1969 and 1971), reviews written about Bivarian plays, autobiographies, a biography written by Maria Lúcia Dahl, and other newspaper publications that contributed to elucidating both the event of the production and the playwright's trajectory and the debates of the period. |
| Keywords: | Teatro Antonio Bivar Nova dramaturgia Theater New dramaturgy História |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Subject: | História Bivar, Antonio, 1939-2020 - Crítica e interpretação Teatro - Produção e direção Dramaturgia brasileira |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em História |
| Quote: | PORTELA, Gustavo Spadin. Antonio Bivar e O cão siamês/Alzira Power: história e experimentações teatrais (1963-1971). 2025. 234 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5218 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47564 |
| Date of defense: | 24-Feb-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AntonioBivarCão.pdf | Dissertação | 2.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
