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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Impulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervenções
Alternate title (s): Emotion-related impulsivity (ERI) and symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): clinical recognition and Interventions
Author: Sales, Mariê Machado
First Advisor: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
First member of the Committee: Lopes, Ederaldo José
Second member of the Committee: Montagnero, Alexandre Vianna
Third member of the Committee: Lima, Luiz Márcio
Summary: A impulsividade relacionada à emoção (IRE), definida como a dificuldade em inibir respostas impulsivas desencadeadas por estados emocionais intensos, apresenta-se como um aspecto relevante para a compreensão clínica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos teóricos sobre a associação entre impulsividade e TDAH, esclarecer métodos de avaliação clínica, e listar recomendações práticas para manejo de problemas que a impulsividade traz para a vida do indivíduo com TDAH. Foi realizada uma revisão narrativa de publicações entre 2000 e 2025, em inglês e português, consultadas nas bases Google Acadêmico e PubMed. A IRE está relacionada a déficits de funções executivas e dificuldades no manejo de estados emocionais, contribuindo para prejuízos significativos em contextos acadêmicos, sociais e ocupacionais. As evidências sugerem que intervenções farmacológicas, psicossociais e psicoterapêuticas, especialmente as de base cognitivo-comportamental e as terapias contextuais, como a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), além de estratégias como mindfulness, podem favorecer a redução da impulsividade associada às emoções, promovendo maior estabilidade emocional e funcionalidade no cotidiano do indivíduo com TDAH. Conclui-se que a IRE deve ser considerada um alvo clínico central no tratamento do transtorno, ainda que persistam lacunas teóricas e metodológicas que justificam a necessidade de estudos futuros mais sistemáticos e longitudinais.
Abstract: Emotion-related impulsivity (ERI), defined as the difficulty in inhibiting impulsive responses triggered by intense emotional states, is presented as a relevant aspect for the clinical understanding of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). This study aimed to analyze theoretical aspects of the association between impulsivity and ADHD, clarify methods of clinical assessment, and list practical recommendations for managing problems that impulsivity brings to the life of the individual with ADHD. A narrative review of publications between 2000 and 2025 was carried out, in English and Portuguese, consulted in the Google Scholar and PubMed databases. ERI is related to deficits in executive functions and difficulties in managing emotional states, contributing to significant impairments in academic, social, and occupational contexts. Evidence suggests that pharmacological, psychosocial, and psychotherapeutic interventions, especially those based on cognitive-behavioral approaches and contextual therapies such as Dialectical Behavior Therapy (DBT) and Acceptance and Commitment Therapy (ACT), as well as strategies such as mindfulness, may favor the reduction of impulsivity associated with emotions, promoting greater emotional stability and functionality in the daily life of the individual with ADHD. It is concluded that ERI should be considered a central clinical target in the treatment of the disorder, although theoretical and methodological gaps remain that justify the need for future, more systematic, and longitudinal studies.
Keywords: Impulsividade relacionada à emoção
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Reconhecimento clínico
Intervenções clínicas
Emotion-related impulsivity
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Clinical recognition
Clinical interventions
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SALES, Mariê Machado. Impulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervenções. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47558
Date of defense: 30-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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