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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47558Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sales, Mariê Machado | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T18:39:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-03T18:39:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-30 | - |
| dc.identifier.citation | SALES, Mariê Machado. Impulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervenções. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47558 | - |
| dc.description.abstract | Emotion-related impulsivity (ERI), defined as the difficulty in inhibiting impulsive responses triggered by intense emotional states, is presented as a relevant aspect for the clinical understanding of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). This study aimed to analyze theoretical aspects of the association between impulsivity and ADHD, clarify methods of clinical assessment, and list practical recommendations for managing problems that impulsivity brings to the life of the individual with ADHD. A narrative review of publications between 2000 and 2025 was carried out, in English and Portuguese, consulted in the Google Scholar and PubMed databases. ERI is related to deficits in executive functions and difficulties in managing emotional states, contributing to significant impairments in academic, social, and occupational contexts. Evidence suggests that pharmacological, psychosocial, and psychotherapeutic interventions, especially those based on cognitive-behavioral approaches and contextual therapies such as Dialectical Behavior Therapy (DBT) and Acceptance and Commitment Therapy (ACT), as well as strategies such as mindfulness, may favor the reduction of impulsivity associated with emotions, promoting greater emotional stability and functionality in the daily life of the individual with ADHD. It is concluded that ERI should be considered a central clinical target in the treatment of the disorder, although theoretical and methodological gaps remain that justify the need for future, more systematic, and longitudinal studies. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Impulsividade relacionada à emoção | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
| dc.subject | Reconhecimento clínico | pt_BR |
| dc.subject | Intervenções clínicas | pt_BR |
| dc.subject | Emotion-related impulsivity | pt_BR |
| dc.subject | Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder | pt_BR |
| dc.subject | Clinical recognition | pt_BR |
| dc.subject | Clinical interventions | pt_BR |
| dc.title | Impulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervenções | pt_BR |
| dc.title.alternative | Emotion-related impulsivity (ERI) and symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): clinical recognition and Interventions | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370350303971395 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lopes, Ederaldo José | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9214152454769942 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Montagnero, Alexandre Vianna | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1627594508204285 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Lima, Luiz Márcio | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A impulsividade relacionada à emoção (IRE), definida como a dificuldade em inibir respostas impulsivas desencadeadas por estados emocionais intensos, apresenta-se como um aspecto relevante para a compreensão clínica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos teóricos sobre a associação entre impulsividade e TDAH, esclarecer métodos de avaliação clínica, e listar recomendações práticas para manejo de problemas que a impulsividade traz para a vida do indivíduo com TDAH. Foi realizada uma revisão narrativa de publicações entre 2000 e 2025, em inglês e português, consultadas nas bases Google Acadêmico e PubMed. A IRE está relacionada a déficits de funções executivas e dificuldades no manejo de estados emocionais, contribuindo para prejuízos significativos em contextos acadêmicos, sociais e ocupacionais. As evidências sugerem que intervenções farmacológicas, psicossociais e psicoterapêuticas, especialmente as de base cognitivo-comportamental e as terapias contextuais, como a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), além de estratégias como mindfulness, podem favorecer a redução da impulsividade associada às emoções, promovendo maior estabilidade emocional e funcionalidade no cotidiano do indivíduo com TDAH. Conclui-se que a IRE deve ser considerada um alvo clínico central no tratamento do transtorno, ainda que persistam lacunas teóricas e metodológicas que justificam a necessidade de estudos futuros mais sistemáticos e longitudinais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ImpulsividadeRelacionadaEmoção.pdf | TCC | 345.01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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