Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47558
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSales, Mariê Machado-
dc.date.accessioned2025-11-03T18:39:38Z-
dc.date.available2025-11-03T18:39:38Z-
dc.date.issued2025-09-30-
dc.identifier.citationSALES, Mariê Machado. Impulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervenções. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47558-
dc.description.abstractEmotion-related impulsivity (ERI), defined as the difficulty in inhibiting impulsive responses triggered by intense emotional states, is presented as a relevant aspect for the clinical understanding of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). This study aimed to analyze theoretical aspects of the association between impulsivity and ADHD, clarify methods of clinical assessment, and list practical recommendations for managing problems that impulsivity brings to the life of the individual with ADHD. A narrative review of publications between 2000 and 2025 was carried out, in English and Portuguese, consulted in the Google Scholar and PubMed databases. ERI is related to deficits in executive functions and difficulties in managing emotional states, contributing to significant impairments in academic, social, and occupational contexts. Evidence suggests that pharmacological, psychosocial, and psychotherapeutic interventions, especially those based on cognitive-behavioral approaches and contextual therapies such as Dialectical Behavior Therapy (DBT) and Acceptance and Commitment Therapy (ACT), as well as strategies such as mindfulness, may favor the reduction of impulsivity associated with emotions, promoting greater emotional stability and functionality in the daily life of the individual with ADHD. It is concluded that ERI should be considered a central clinical target in the treatment of the disorder, although theoretical and methodological gaps remain that justify the need for future, more systematic, and longitudinal studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImpulsividade relacionada à emoçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectReconhecimento clínicopt_BR
dc.subjectIntervenções clínicaspt_BR
dc.subjectEmotion-related impulsivitypt_BR
dc.subjectAttention-Deficit/Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.subjectClinical recognitionpt_BR
dc.subjectClinical interventionspt_BR
dc.titleImpulsividade relacionada à emoção (IRE) e sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): reconhecimento clínico e intervençõespt_BR
dc.title.alternativeEmotion-related impulsivity (ERI) and symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): clinical recognition and Interventionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Ederaldo José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214152454769942pt_BR
dc.contributor.referee2Montagnero, Alexandre Vianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1627594508204285pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Luiz Márcio-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA impulsividade relacionada à emoção (IRE), definida como a dificuldade em inibir respostas impulsivas desencadeadas por estados emocionais intensos, apresenta-se como um aspecto relevante para a compreensão clínica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos teóricos sobre a associação entre impulsividade e TDAH, esclarecer métodos de avaliação clínica, e listar recomendações práticas para manejo de problemas que a impulsividade traz para a vida do indivíduo com TDAH. Foi realizada uma revisão narrativa de publicações entre 2000 e 2025, em inglês e português, consultadas nas bases Google Acadêmico e PubMed. A IRE está relacionada a déficits de funções executivas e dificuldades no manejo de estados emocionais, contribuindo para prejuízos significativos em contextos acadêmicos, sociais e ocupacionais. As evidências sugerem que intervenções farmacológicas, psicossociais e psicoterapêuticas, especialmente as de base cognitivo-comportamental e as terapias contextuais, como a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), além de estratégias como mindfulness, podem favorecer a redução da impulsividade associada às emoções, promovendo maior estabilidade emocional e funcionalidade no cotidiano do indivíduo com TDAH. Conclui-se que a IRE deve ser considerada um alvo clínico central no tratamento do transtorno, ainda que persistam lacunas teóricas e metodológicas que justificam a necessidade de estudos futuros mais sistemáticos e longitudinais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImpulsividadeRelacionadaEmoção.pdfTCC345.01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.