Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Gruda! Processos educativos cartográficos em artes visuais |
| Título(s) alternativo(s): | Gruda! Cartographic educational processes in visual arts |
| Autor(es): | Martucci, Livia Dotto |
| Primeiro orientador: | Agreli, João Henrique Lodi |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
| Segundo membro da banca: | Posca, Luís Müller |
| Resumo: | Este artigo é a pesquisa-intervenção das cartografias poéticas da curadoria, das ações educativas e do material didático de Arte/Educação do Gruda! Arte Pública, como também a caracterização de processos de ensino/aprendizagem e criação em Artes Visuais a partir de seus Mapas Poéticos Pedagógicos. Para tal, elencamos três pistas, a fim de nos guiarem no trabalho da pesquisa: Pista 01. Do Grude ao Gruda! Pesquisas autônomas e intervenções sociais por meio das Artes Visuais da Educação, de culturas colaborativas, circuitos/redes e arte urbana; Pista 2. Da curadoria à cartografia: percurso vivencial de transmutação entre a produtora, educadora e curadora para a pesquisadora e vice-versa; Pista 3. Processos educativos cartográficos em Artes Visuais: a descoberta da curadora-cartógrafa. É uma pesquisa qualitativa, com análises e reflexões associadas ao pensamento pós-estruturalista, por meio da perspectiva metodológica cartográfica (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), com procedimentos técnicos bibliográficos e exploratórios. |
| Abstract: | This article is a research-intervention into the poetic cartographies of the curatorship, educational actions and art/education teaching materials of Gruda! Arte Pública, as well as the characterisation of teaching/learning and creation processes in Visual Arts based on its Pedagogical Poetic Maps. To this end, we have listed three tracks to guide us through the research: Track 01. From Grude to Gruda! Autonomous research and social interventions through Visual Arts Education, collaborative cultures, circuits/networks and urban art; Track 2. From curating to cartography: an experiential journey of transmutation from producer, educator and curator to researcher and vice versa; Track 3. Cartographic educational processes in Visual Arts: the discovery of the curator-cartographer. This is qualitative research with analyses and reflections associated with post-structuralist thinking, through the cartographic methodological perspective (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), with bibliographic and exploratory technical procedures. |
| Palavras-chave: | Cartografia Curadoria Artes Visuais Material Didático Arte/Educação Coletivos Cartography Curatorship Visual Arts Didactic Material Art/Education Collectives |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Assunto: | Arte Cartografia Arte na educação - Curadoria Material didático |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Referência: | MARTUCCI, Lívia Dotto. GRUDA! Processos educativos cartográficos em artesvisuais. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556 |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551 |
| Data de defesa: | 29-Jul-2024 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GrudaProcessosEducativos.pdf | Dissertação | 31.36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
