Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Gruda! Processos educativos cartográficos em artes visuais
Título(s) alternativo(s): Gruda! Cartographic educational processes in visual arts
Autor(es): Martucci, Livia Dotto
Primeiro orientador: Agreli, João Henrique Lodi
Primeiro membro da banca: Silva, Elsieni Coelho da
Segundo membro da banca: Posca, Luís Müller
Resumo: Este artigo é a pesquisa-intervenção das cartografias poéticas da curadoria, das ações educativas e do material didático de Arte/Educação do Gruda! Arte Pública, como também a caracterização de processos de ensino/aprendizagem e criação em Artes Visuais a partir de seus Mapas Poéticos Pedagógicos. Para tal, elencamos três pistas, a fim de nos guiarem no trabalho da pesquisa: Pista 01. Do Grude ao Gruda! Pesquisas autônomas e intervenções sociais por meio das Artes Visuais da Educação, de culturas colaborativas, circuitos/redes e arte urbana; Pista 2. Da curadoria à cartografia: percurso vivencial de transmutação entre a produtora, educadora e curadora para a pesquisadora e vice-versa; Pista 3. Processos educativos cartográficos em Artes Visuais: a descoberta da curadora-cartógrafa. É uma pesquisa qualitativa, com análises e reflexões associadas ao pensamento pós-estruturalista, por meio da perspectiva metodológica cartográfica (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), com procedimentos técnicos bibliográficos e exploratórios.
Abstract: This article is a research-intervention into the poetic cartographies of the curatorship, educational actions and art/education teaching materials of Gruda! Arte Pública, as well as the characterisation of teaching/learning and creation processes in Visual Arts based on its Pedagogical Poetic Maps. To this end, we have listed three tracks to guide us through the research: Track 01. From Grude to Gruda! Autonomous research and social interventions through Visual Arts Education, collaborative cultures, circuits/networks and urban art; Track 2. From curating to cartography: an experiential journey of transmutation from producer, educator and curator to researcher and vice versa; Track 3. Cartographic educational processes in Visual Arts: the discovery of the curator-cartographer. This is qualitative research with analyses and reflections associated with post-structuralist thinking, through the cartographic methodological perspective (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), with bibliographic and exploratory technical procedures.
Palavras-chave: Cartografia
Curadoria
Artes Visuais
Material Didático
Arte/Educação
Coletivos
Cartography
Curatorship
Visual Arts
Didactic Material
Art/Education
Collectives
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Assunto: Arte
Cartografia
Arte na educação - Curadoria
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: MARTUCCI, Lívia Dotto. GRUDA! Processos educativos cartográficos em artesvisuais. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551
Data de defesa: 29-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GrudaProcessosEducativos.pdfDissertação31.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons