Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartucci, Livia Dotto-
dc.date.accessioned2025-10-31T19:43:12Z-
dc.date.available2025-10-31T19:43:12Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.citationMARTUCCI, Lívia Dotto. GRUDA! Processos educativos cartográficos em artesvisuais. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551-
dc.description.abstractThis article is a research-intervention into the poetic cartographies of the curatorship, educational actions and art/education teaching materials of Gruda! Arte Pública, as well as the characterisation of teaching/learning and creation processes in Visual Arts based on its Pedagogical Poetic Maps. To this end, we have listed three tracks to guide us through the research: Track 01. From Grude to Gruda! Autonomous research and social interventions through Visual Arts Education, collaborative cultures, circuits/networks and urban art; Track 2. From curating to cartography: an experiential journey of transmutation from producer, educator and curator to researcher and vice versa; Track 3. Cartographic educational processes in Visual Arts: the discovery of the curator-cartographer. This is qualitative research with analyses and reflections associated with post-structuralist thinking, through the cartographic methodological perspective (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), with bibliographic and exploratory technical procedures.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectArte/Educaçãopt_BR
dc.subjectColetivospt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectCuratorshippt_BR
dc.subjectVisual Artspt_BR
dc.subjectDidactic Materialpt_BR
dc.subjectArt/Educationpt_BR
dc.subjectCollectivespt_BR
dc.titleGruda! Processos educativos cartográficos em artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeGruda! Cartographic educational processes in visual artspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Agreli, João Henrique Lodi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398441003974796pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee2Posca, Luís Müller-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086906765195980pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4794098517068446pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é a pesquisa-intervenção das cartografias poéticas da curadoria, das ações educativas e do material didático de Arte/Educação do Gruda! Arte Pública, como também a caracterização de processos de ensino/aprendizagem e criação em Artes Visuais a partir de seus Mapas Poéticos Pedagógicos. Para tal, elencamos três pistas, a fim de nos guiarem no trabalho da pesquisa: Pista 01. Do Grude ao Gruda! Pesquisas autônomas e intervenções sociais por meio das Artes Visuais da Educação, de culturas colaborativas, circuitos/redes e arte urbana; Pista 2. Da curadoria à cartografia: percurso vivencial de transmutação entre a produtora, educadora e curadora para a pesquisadora e vice-versa; Pista 3. Processos educativos cartográficos em Artes Visuais: a descoberta da curadora-cartógrafa. É uma pesquisa qualitativa, com análises e reflexões associadas ao pensamento pós-estruturalista, por meio da perspectiva metodológica cartográfica (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), com procedimentos técnicos bibliográficos e exploratórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556pt_BR
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoArtept_BR
dc.subject.autorizadoCartografiapt_BR
dc.subject.autorizadoArte na educação - Curadoriapt_BR
dc.subject.autorizadoMaterial didáticopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GrudaProcessosEducativos.pdfDissertação31.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons