Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martucci, Livia Dotto | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T19:43:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-31T19:43:12Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
| dc.identifier.citation | MARTUCCI, Lívia Dotto. GRUDA! Processos educativos cartográficos em artesvisuais. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47551 | - |
| dc.description.abstract | This article is a research-intervention into the poetic cartographies of the curatorship, educational actions and art/education teaching materials of Gruda! Arte Pública, as well as the characterisation of teaching/learning and creation processes in Visual Arts based on its Pedagogical Poetic Maps. To this end, we have listed three tracks to guide us through the research: Track 01. From Grude to Gruda! Autonomous research and social interventions through Visual Arts Education, collaborative cultures, circuits/networks and urban art; Track 2. From curating to cartography: an experiential journey of transmutation from producer, educator and curator to researcher and vice versa; Track 3. Cartographic educational processes in Visual Arts: the discovery of the curator-cartographer. This is qualitative research with analyses and reflections associated with post-structuralist thinking, through the cartographic methodological perspective (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), with bibliographic and exploratory technical procedures. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Cartografia | pt_BR |
| dc.subject | Curadoria | pt_BR |
| dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.subject | Material Didático | pt_BR |
| dc.subject | Arte/Educação | pt_BR |
| dc.subject | Coletivos | pt_BR |
| dc.subject | Cartography | pt_BR |
| dc.subject | Curatorship | pt_BR |
| dc.subject | Visual Arts | pt_BR |
| dc.subject | Didactic Material | pt_BR |
| dc.subject | Art/Education | pt_BR |
| dc.subject | Collectives | pt_BR |
| dc.title | Gruda! Processos educativos cartográficos em artes visuais | pt_BR |
| dc.title.alternative | Gruda! Cartographic educational processes in visual arts | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Agreli, João Henrique Lodi | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8398441003974796 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Elsieni Coelho da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Posca, Luís Müller | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086906765195980 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4794098517068446 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo é a pesquisa-intervenção das cartografias poéticas da curadoria, das ações educativas e do material didático de Arte/Educação do Gruda! Arte Pública, como também a caracterização de processos de ensino/aprendizagem e criação em Artes Visuais a partir de seus Mapas Poéticos Pedagógicos. Para tal, elencamos três pistas, a fim de nos guiarem no trabalho da pesquisa: Pista 01. Do Grude ao Gruda! Pesquisas autônomas e intervenções sociais por meio das Artes Visuais da Educação, de culturas colaborativas, circuitos/redes e arte urbana; Pista 2. Da curadoria à cartografia: percurso vivencial de transmutação entre a produtora, educadora e curadora para a pesquisadora e vice-versa; Pista 3. Processos educativos cartográficos em Artes Visuais: a descoberta da curadora-cartógrafa. É uma pesquisa qualitativa, com análises e reflexões associadas ao pensamento pós-estruturalista, por meio da perspectiva metodológica cartográfica (Passos; Kastrup; Escóssia, 2020), com procedimentos técnicos bibliográficos e exploratórios. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 109 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5556 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | e0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453 | - |
| dc.subject.autorizado | Arte | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Cartografia | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Arte na educação - Curadoria | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Material didático | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GrudaProcessosEducativos.pdf | Dissertação | 31.36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
