Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47517| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Reflexões acerca do cargo auxiliar de sala de aula na educação infantil: sob o viés dos editais de seleção na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (2021-2024) |
| Alternate title (s): | Reflections on the position of classroom assistant in early childhood education: from the perspective of selection notices in the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba mesoregion (2021-2024) |
| Author: | Silva, Jaqueline Gomes da |
| First Advisor: | Almeida, Vitor Sergio |
| First member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Second member of the Committee: | Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros |
| Summary: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar o cargo de profissional de auxiliar de sala, na Educação Infantil, na rede pública, em seis municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, em Minas Gerais, dentro do recorte temporal de 2021 a 2024. A questão problema que orienta a pesquisa é: Como o profissional de auxiliar de sala de aula, nas escolas públicas municipais de Educação Infantil, é compreendido? Há ainda quatro objetivos específicos, os quais são: tratar sobre a trajetória histórica da infância e da Educação Infantil a fim de promover uma correlação com o profissional de auxiliar de sala de aula na contemporaneidade, observar a disposição do auxiliar nos documentos educacionais e nas fontes bibliográficas relacionadas à temática, refletir acerca das nomenclaturas e do grau de escolarização referentes ao auxiliar de sala de aula na rede pública municipal e, por fim, discorrer em relação às atribuições designadas ao auxiliar de sala de aula. A metodologia adotada é de caráter documental e bibliográfico, o que permite uma análise detalhada de determinados documentos nacionais e municipais e de um grupo de teóricos da área. O estudo revelou a importância desse profissional para a prática e a organização educacional, além disso, notou-se uma vasta variação de nomenclaturas, funções e exigências de escolarização atribuídas a ele. O auxiliar de sala exerce uma função multifacetada, por exemplo, atuando como suporte ao professor, facilitador do processo pedagógico, promotor do cuidado integral da criança, mediador das interações escolares, promotor da organização da rotina escolar. O auxiliar deve conviver com o professor de forma colaborativa, respeitosa e complementar, contribuindo para o cuidado, a aprendizagem e o bem-estar das crianças, dentro de uma perspectiva de equipe pedagógica ampliada. Na Educação Infantil, deve- se elencar o cuidado junto com o educar, mas, até o presente momento, mesmo rompendo com os documentos nacionais e com os apontamentos dos referencias bibliográficos estudados, o auxiliar de sala se insere nos atributos de cuidador e assistencial. Destaca- se, ainda, que é necessário reconhecer o cargo de auxiliar como uma profissão. A ausência de reconhecimento formal e de regulamentação da função contribui para a fragmentação das atribuições e impacta negativamente na valorização desses profissionais. |
| Abstract: | The main objective of this study is to analyze the role of classroom assistant in Early Childhood Education, in the public network, in six municipalities in Triângulo and Alto Paranaíba, in Minas Gerais, within the time frame from 2021 to 2024. The problem question that guides the research is: How is the classroom assistant professional, in municipal public schools of Early Childhood Education, understood? There are also four specific objectives, which are: to address the historical trajectory of childhood and Early Childhood Education in order to promote a correlation with the professional classroom assistant in contemporary times, to observe the disposition of the assistant in educational documents and bibliographic sources related to the topic, to reflect on the nomenclature and level of education referring to the classroom assistant in the municipal public network and, finally, to discuss the duties assigned to the classroom assistant. The methodology adopted is documentary and bibliographic, allowing for a detailed analysis of selected national and municipal documents and a group of theorists in the field. The study revealed the importance of this professional for educational practice and organization. Furthermore, a wide variation in terms of titles, functions, and schooling requirements attributed to them was noted. The classroom assistant performs a multifaceted role, for example, acting as support for the teacher, facilitating the pedagogical process, promoting comprehensive child care, mediating school interactions, and organizing the school routine. The assistant must interact with the teacher in a collaborative, respectful, and complementary manner, contributing to the care, learning, and well-being of children, within the perspective of a broader pedagogical team. In early childhood education, care must be considered alongside education. However, to date, despite breaking with national documents and the findings of the studied bibliographic references, the classroom assistant falls under the category of caregiver and assistant. It is also important to emphasize the need to recognize the role of assistant as a profession. The lack of formal recognition and regulation of the role contributes to the fragmentation of responsibilities and negatively impacts the recognition of these professionals. |
| Keywords: | Auxiliar de sala de aula Classroom assistant Educação Infantil Nomenclaturas Funções Escolaridade Early childhood education Nomenclature Functions Education |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Jaqueline Gomes da. Reflexões acerca do cargo auxiliar de sala de aula na educação infantil: sob o viés dos editais de seleção na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (2021-2024). 2025 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47517 |
| Date of defense: | 15-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexõesAcercaCargo.pdf | 719.01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
